Olimpíada Amazonense de Física chega à terceira edição com número recorde de inscritos

Lápis, caneta e papel para rascunhos em cima das mesas. Alunos ansiosos, professores oferecendo conselhos. Quem entrasse na sala 202 do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (ICE/UFAM), poderia jurar que estava em uma prova de vestibular. Mas não. Era a III Olimpíada Amazonense de Física (OAF), promovida pelo Departamento de Física da UFAM (DF) na tarde desta quarta-feira.

De acordo com o professor Adelino Ribeiro, coordenador da Olimpíada, o evento só foi possível de ser realizado por ter contado com o apoio dos professores de Física das escolas. “Os alunos do curso de Física, bem como professores do Departamento de Física não pouparam esforços para a realização da competição. Sem essas pessoas, nós não faríamos nada”, afirmou.

O professor também fez um breve comparativo entre as duas últimas edições da competição e a atual. “A desse ano superou as nossas expectativas. Foi um crescimento fantástico de inscritos. Na próxima edição, nós queremos que isso já fique sacramentado, e que essa semente cresça e floresça”, completou.

Foco e experiência

Da esquerda para a direita: Amanda Laís, Dyllan de Oliveira e Gabriel PereiraDa esquerda para a direita: Amanda Laís, Dyllan de Oliveira e Gabriel PereiraPara os alunos Gabriel Pereira (1° Ano), Amanda Laís (2° Ano) e Dyllan de Oliveira (3° Ano), do Colégio Militar de Manaus (CMM), a preparação para a competição é corriqueira. “Eu já havia participado da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), mas sozinha, e já ganhei experiência. É a primeira vez que eu participo de uma competição em grupo, onde cada um vai ter que se juntar para resolver a questão. É uma experiência nova que a gente vai testar agora”, diz Amanda.

“São três pessoas e três horas de prova. Vai ficar muito mais difícil, mas nós não estamos com medo de perder”, afirma Gabriel. “O nervosismo nessas horas só atrapalha, então o melhor a fazer é ficar calmo e fazer o que tem que ser feito. Perder é algo muito relativo”, completam Dyllan e Amanda.

Carla Brasil, professora dos alunos, conta que não há uma preparação específica, mas sim os exercícios contínuos em sala de aula. “Esses alunos sempre estão participando de competições fora do colégio, e os três já são alunos premiados. Por isso que eles estão participando da Olimpíada”, conta, orgulhosa. “Nós esperamos que eles se saiam muito bem. São alunos dos três anos do Ensino Médio, participando sempre de competições e principalmente, com boas colocações na OBF. A gente espera mesmo que dê tudo certo”.

Equipe de organização da II Olimpíada Amazonense de FísicaEquipe de organização da II Olimpíada Amazonense de FísicaA Olimpíada Amazonense de Física

Na sua terceira edição, a Olimpíada conta com a participação de 34 alunos de diversas escolas das redes pública e privada da cidade de Manaus. A competição faz parte das programações da Semana do Curso de Física, integrada à III Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciências Exatas (SECT-ICE), com o tema “Luz! Quero Luz!”. O resultado e premiação da OAF acontecerá no dia 23/10, com o encerramento da Semana.