Prefeitura do Campus inicia ampliação do Estacionamento do ICHL, FES e FACED

Obras no Estacionamento serão concluídas em abril de 2016Obras no Estacionamento serão concluídas em abril de 2016

Mais 126 vagas no estacionamento para veículos automotivos, sendo 27 para atendimento à Lei de Acessibilidade; novos abrigos para usuários e trabalhadores de transporte coletivo; passarelas cobertas e iluminadas para acesso ao Centro de Convivência, ao Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e, por conseguinte, Faculdade de Educação (FACED) e Faculdade de Estudos Sociais (FES). Estas são as melhorias que estão sendo realizadas no Setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho. Após a conclusão dos trabalhos, estudantes, técnicos administrativos e professores terão maior comodidade no acesso às unidades acadêmicas.

Em apenas uma década, a Universidade passou de 47 cursos de graduação para 117; de 20 mil alunos pra 40 mil. Levando em consideração esse crescimento significativo que a UFAM experimenta nos últimos anos, a reforma dará maior facilidade de locomoção na área com o oferecimento de 126 novas vagas, que somadas às 140 já existentes, totalizam 266 vagas de estacionamento para as três unidades do Setor Norte. A nova parada de ônibus terá o triplo do tamanho da anterior; os passageiros ficarão abrigados do sol e da chuva não somente enquanto lá estiverem, mas em todo o trajeto até o Centro de Convivência e entrada do ICHL, pois o projeto prevê a implantação de 396 metros quadrados de passarelas cobertas com 4,5 metros de largura cada uma.

" A UFAM cresceu bastante e essa obra é para nos adequarmos a esse crescimento" afirma Prefeito do Campus Universitário, professor Atlas Bacellar " A UFAM cresceu bastante e essa obra é para nos adequarmos a esse crescimento" afirma Prefeito do Campus Universitário, professor Atlas Bacellar

Segundo o prefeito do campus, professor Atlas Bacellar, foram adotadas todas as medidas preventivas para que o dano ambiental fosse o menor possível; para que, tanto as reivindicações da comunidade universitária, quanto as exigências legais fossem atendidas. “A Instituição realizou estudos ambientais de fauna e flora; a demarcação da área a ser afetada foi acompanhada por professores do Centro de Ciências do Ambiente; o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) esteve no local para avaliar o projeto e, por fim, obtivemos todas as licenças necessárias para que a obra fosse iniciada", afirmou.

Ainda conforme o gestor responsável pelas novas edificações da UFAM, o cuidado com a preservação da área verde do campus fez com que a Universidade assumisse o compromisso de não só fazer a compensação pelo corte de árvores, conforme estabelece a norma vigente, mas também de realizar o plantio em número muito acima do estabelecido. “A legislação estabelece que, para cada árvore abatida, duas sejam plantadas para compensar. Nós nos comprometemos a plantar 20 unidades por árvore abatida, pois somos cientes da importância do maior fragmento florestal em área urbana que está sob nossa responsabilidade”, declarou o prefeito.

Plano Diretor de Manaus e Lei de Acessibilidade embasam a ampliação do EstacionamentoPlano Diretor de Manaus e Lei de Acessibilidade embasam a ampliação do Estacionamento

A obra terá um investimento R$ 1.237.963,56 milhão e deve ser concluída em abril de 2016. Ainda de acordo com o prefeito do campus, o projeto foi desenvolvido tendo como base legal o Plano Diretor de Manaus, Lei Complementar 002, de 16 de janeiro de 2014, e a Lei de Acessibilidade, NBR 9050 e atende à reivindicação do ICHL, mas que resultará em benefício para a Faculdade de Educação (Faced), a Faculdade de Estudos Sociais e a Faculdade de Tecnologia, que também usufruem da estrutura atual.

Além da ampliação do estacionamento, já está em construção o novo Bloco de Comunicação Social. O prédio terá três pavimentos para abrigar miniauditório, 8 salas de aula, laboratórios de TV, rádio, fotografia redação jornalística e redação para Relações Públicas, 22 salas de professores e salas administrativas.

Segundo o Chefe do Departamento de Comunicação Social, professor Allan Rodrigues, que participou do planejamento do projeto do Bloco, a Universidade teve a preocupação de aliar o crescimento institucional com o respeito à legislação sobre proteção ambiental. Para evitar o corte de número bem maior de árvores, a Administração decidiu demolir o prédio já existente de um piso e no mesmo local está construindo o novo Bloco. “Nós temos as demandas de crescimento e procuramos os órgãos ambientais competentes para que pudéssemos ver, de acordo com a legislação, como poderíamos atender à necessidade da Universidade e ao mesmo tempo à legislação ambiental”, informou.

Além de reduzir drasticamente o impacto ambiental, a obra será um modelo a ser seguido para a ampliação dos demais blocos do ICHL, a maior unidade acadêmica da UFAM; e manterá o projeto arquitetônico original do campus. “O ICHL precisa crescer e para isso ocorrer sem avançar para a área verde do Campus, ele precisa verticalizar. Essa obra, ao invés de ser um perigo para o meio ambiente do Campus, está evitando que ele seja desmatado no futuro com a ampliação do Instituto”, ponderou o chefe de um dos 12 departamentos da unidade que possui 28 cursos.