PROTEC realiza evento de comemoração ao aniversário do OBEC

A Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (PROTEC), por meio do Observatório de Economia Criativa do Estado do Amazonas (OBEC-AM) realiza no dia 29 de outubro a palestra “Economia, Cultura e Desenvolvimento: cadeias produtivas culturais locais na lógica dos mercados internacionais”, em comemoração ao aniversário de dois anos do OBEC-AM. O evento é promovido em parceria com o Programa de Pós-Graduação da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (PPG-BIONORTE).

A palestra, que será ministrada pelo professor Dr. Leandro Valiati, do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DERI/UFRGS), tem como objetivo trabalhar conceitos-chave na relação economia, cultura e desenvolvimento. Dessa forma, será colocada em evidência a dinâmica dos mercados internacionais contemporâneos de economia criativa e sua importância na lógica da distribuição geopolítica do desenvolvimento mundial.

O evento, que começa a partir das 14h e vai até 17h, acontecerá no Auditório da Biotecnologia, localizado no Bloco M, setor Sul do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, em Manaus, e ainda contará com a presença da Orquestra Vozes da UFAM. São disponibilizadas 100 vagas, e as inscrições para o evento podem ser feitas pelo link http://bit.ly/eventoPROTEC.

O palestrante

O professor Leandro Valiati é graduado em Economia pela UFRGS, Mestre em Urbanismo com ênfase em Economia da Cultura e Doutor em Economia do Desenvolvimento pela mesma instituição. Atua como consultor e pesquisador em Economia da Cultura em instituições nacionais e internacionais, como o Ministério de Estado da Cultura e a Universidade de Valência, na Espanha.

Valiati é organizador e autor dos livros Economia da Cultura: Bem-Estar Econômico e Evolução Cultural; Economia da Cultura e Cinema: notas empíricas sobre o Rio Grande do Sul; e Indústrias Criativas no Rio Grande do Sul: síntese teórica e evidências empíricas.

O professor também é coordenador do OBEC da UFRGS, coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Economia Criativa, Cultura e Políticas Públicas no Centro de Estudos Internacionais Sobre Governo (CEGOV) da UFRGS, e coordenador do Grupo de Pesquisa Economia Criativa, Cultura e Desenvolvimento, credenciado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).