Segunda-feira (19), às 14h, no Auditório Rio Amazonas (FES)

Com o objetivo de integrar a comunidade acadêmica dos cursos de Mestrado e Doutorado da UFAM, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) realiza na segunda-feira (19), às 14h, no Auditório Rio Amazonas, localizado na Faculdade de Estudos Sociais (FES), setor norte do Campus, aula inaugural do segundo semestre das atividades letivas dos Programas de Pós-Graduação da Universidade.

A Primeira Aula será ministrada pela pesquisadora visitante sênior do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação,  Maria Luiza Cardinale Baptista.  A aula tem como tema o "Cenário da Produção da Ciência Contemporânea: Vamos precisar de todo mundo!”. A professora fará uma reflexão sobre o cenário da produção científica na contemporaneidade, com suas implicações de valoração e reconhecimento dos saberes (estruturas produtivas e demandas; processos avaliativos; tendências: internacionalização, produção em redes, inovação, inter e transdisciplinaridade; a concentração de validação nos periódicos; formação de núcleos e grupos fortes e irradiadores das produções).

Outras informações pelo telefone (92) 3305-1496, ou e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Breve currículo da Palestrante

Maria Luiza Cardinale Baptista é Doutora em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP), e conta com o seguinte currículo:

- Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul (UCS);

- Pesquisadora visitante sênior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com o projeto `Usina de Saberes Amazônicos: Narrativas de Viagens Investigativas´, vinculado ao Plano Estratégico de Ampliação e Qualificação da Produção Científica do PPGCCOM/UFAM, desenvolvido no âmbito do PECTI/AM - PG/Fapeam;

- Pós-doutoranda em Sociedade e Cultura da Amazônia, com o projeto `Entrelaços Caosmóticos com Saberes Amazônicos: Percorrendo as Trilhas Inscriacionais da ‘Ciência em Movimento’ ´;

Coordenadora do Amorcomtur! Grupo de Estudos e Produção em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese (CNPq-UCS) e integrante do Filocom (ECA/USP);

- Editora associada da Revista Brasileira em Turismo (RBTur);

- Pesquisadora Iberoamericana (edital UCS/SANTANDER), com o projeto Amorcomtur! Usina De Saberes Luso-Brasileiros. ‘Com-versar’ viagens investigativas interculturais, a partir do acionamento de amorosidade e autopoiese nas rodas de conversa, como dispositivo de afetivação para a pesquisa (UCS-UFAM-Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN) / e Universidade de Coimbra (UC);