Reitora recebe maior comenda concedida pelo Tribunal de Contas do Estado

Reitora recebe homenagem das mãos do conselheiro Érico DesterroReitora recebe homenagem das mãos do conselheiro Érico Desterro

A reitora da UFAM, professora Márcia Perales Mendes Silva, foi agraciada com a mais alta condecoração do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Colar de Mérito de Contas, por sua atuação à frente da Universidade há seis anos. A sessão solene de outorga da medalha, que contou com a presença de autoridades nacionais e regionais, ocorreu na manhã desta sexta-feira, 9, no auditório do TCE.

Para a reitora, a deferência recebida tem especial significado em razão da instituição que a concedeu. De acordo com a gestora, o Tribunal de Contas do Estado, pelo seu papel relevante e por considerar o desempenho de lideranças sob diversos aspectos, como a conduta ética e o exercício financeiro das organizações, torna a homenagem ainda mais honrosa. “O reconhecimento público, por esta corte, é muito importante para a UFAM. A Universidade está sendo reconhecida também por ter uma gestão que está seguindo princípios, parâmetros recomendáveis na administração pública. Isso deve ser motivo de orgulho para todos”, afirmou a homenageada.

Presidente do TCE congratula reitoraPresidente do TCE congratula reitora

A homenagem à reitora da UFAM foi concedida como forma de reconhecer o trabalho da gestora na administração da Universidade. Segundo o presidente do TCE, Josué Cláudio de Souza Filho, a condecoração atesta a competência e habilidade da professora Márcia Perales em gerenciar a Instituição, superando desafios à altura da grandeza da UFAM. “A reitora é uma mulher moderna, jovem, atual, que enfrenta desafios permanentes. Esta homenagem é um reconhecimento e incentivo ao seu trabalho”, ressaltou o presidente.

Prêmio é dado a cidadãos por serviços relevantes à sociedadePrêmio é dado a cidadãos por serviços relevantes à sociedade

Em seu pronunciamento, o governador do Estado, José Melo, destacou a postura da reitora na forma de conduzir a Instituição. Para ele, a gestora é merecedora do prêmio do TCE, pois reúne os atributos necessários de uma líder por excelência. “Se vocês tivessem visto o currículo da professora Márcia, vocês veriam quão grandioso ele é. E ela tem o mérito fantástico de conduzir a Universidade Federal do Amazonas com muita competência, serenidade, e grandeza imensa e isso é mérito de poucos”, expôs o governador.

O conselheiro Mario Mello discorreu sobre os agraciados, enfatizando as principais ações de cada um. Sobre a reitora da UFAM, Mario Mello frisou a formação acadêmica e o pioneirismo em ocupar posições de destaque. “Primeira mulher a assumir o comando da Universidade Federal do Amazonas. Também fortaleceu o espaço feminino entre os imortais, intelectuais da Academia Amazonense de Letras. Graças a sua personalidade erudita que tanto contribuiu para cultura no nosso estado”, ressaltou.

Além da reitora da UFAM, Arthur Virgilio Filho (In Memoriam), Júlio Antônio Lopes, desembargador Lupercino de Sá Nogueira Filho, Ministro Marco Aurélio Mendes de Farias Mello e a desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura, entre outros, também foram condecorados.

A Medalha Colar de Contas do TCE

A Medalha “Colar do Mérito de Contas” foi instituída em abril de 2005, considerando a aprovação dos indicados à votação unânime do Tribunal Pleno do TCE. É conferida aos cidadãos que por suas realizações e méritos tenham se tornado merecedores do especial reconhecimento do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas.