Legado de Marechal Rondon em vídeo finaliza IV Simpósio de História Militar da Amazônia

“Rondon nos sertões amazônicos: uma história de desbravamento” foi o tema do IV  Simpósio de História Militar da Amazônia, promovido pelo Comando Militar da Amazônia do Exército Brasileiro (CMA/EB) em parceria com a Universidade Federal do Amazonas. Palestras, exposições, vídeos e outras atividades marcaram o último dia do evento ocorrido no Auditório Rio Amazonas, localizado na Faculdade de Estudos Sociais (FES), nesta quinta-feira (8), que homenageou o marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, o maior sertanista da atualidade.

No último dia do evento, o professor Dr. Auxiliomar Silva Ugarte, membro da Comissão Organizadora, destacou o caráter agregador de valores e conceitos da figura do Marechal Rondon, ressaltando o fato de que a UFAM abraçou de imediato a proposta do tema do Simpósio. “A parceria com o Exército é importantíssima, na medida em que se estreitam os laços entre as duas instituições representadas pela UFAM e pelo CMA”, comenta.

Segundo o professor, os estudantes que participaram da programação aproveitaram ao máximo todo o material disponível. “O Exército Brasileiro, assim como a UFAM, é gerador de ações. Como uma instituição pública e estatal, constitui arquivos que serão de grande valia aos nossos pesquisadores, incluindo aí o material gerado pelo próprio simpósio”, ressaltou.

Da esquerda para a direita: prof. Auxiliomar Ugarte, coronel Antônio Rondon, general Franklimberg Ribeiro, e coronel Cláudio RostyDa esquerda para a direita: prof. Auxiliomar Ugarte, coronel Antônio Rondon, general Franklimberg Ribeiro, e coronel Cláudio Rosty

Para o general Franklimberg Ribeiro, assessor de Relações Institucionais do CMA, as abordagens por meio de vídeo e palestras no simpósio foram formidáveis. “O planejamento da programação do simpósio foi feito a partir de temas escolhidos por uma banca examinadora constituída por professores da UFAM e por militares do CMA”, afirma.

De acordo com o general, um dos objetivos do simpósio é a interação com o segmento acadêmico, oportunizando aos participantes uma experiência de conhecimento. “Dos diversos campos de atuação do Marechal Rondon, nós exploramos aqui no simpósio as áreas social e tecnológica, bem como a área militar”.

Um convidado ilustre também participou do Simpósio. O coronel do Exército Antônio Lara Marialva Rondon, neto do Marechal Rondon, participou das atividades do Simpósio. Segundo ele, o trabalho do marechal é reconhecido muito mais fora do país. “Se questionarmos a nova geração, creio que não saberiam responder sobre os feitos de um personagem que marcou a História do Brasil”, finalizou Rondon.