Pesquisadores da Universidade do Tennessee prospectam parcerias com a UFAM

Pesquisadores visitantes em reunião com  Reitora e Vice-ReitorPesquisadores visitantes em reunião com Reitora e Vice-ReitorSete representantes da Universidade do Tennessee (EUA) visitaram as instalações da UFAM nesta quarta-feira (07) para prospectar parcerias de pesquisa. Nesta manhã, o grupo foi recebido pela reitora, professora Márcia Perales, e pelo vice-reitor, Hedinaldo Narciso Lima, na sala de reuniões da Reitoria.

Durante o encontro, os pesquisadores visitantes elogiaram o espaço do campus universitário; fizeram perguntas sobre cursos de mestrado e doutorado da área das Engenharias e demonstraram interesse em experiências culturais diferenciadas. “Podemos compartilhar nossos conhecimentos em Engenharia, participar de bancas de mestrado e doutorado e, em contrapartida, termos experiências diferenciadas na Amazônia, desfrutando de conhecimentos exclusivos da região”, destacou Donald Hodges, um dos visitantes.

A reitora destacou a relevância de encontros com pesquisadores de várias partes do mundo. “O Brasil tem acreditado muito nas parcerias internacionais. É mais que uma política de Governo, é uma política de Estado. Em 2016, pretende-se intensificar esse processo. Ficamos felizes ao percebemos a intenção de alunos e professores de outras universidades estudarem ou ministrarem aulas na UFAM e terem experiências não apenas na capital, mas em nossas unidades fora da sede. Independente da área de conhecimento, levam um plus, um olhar mais ampliado sobre a nossa região, sobre a nossa realidade” declarou a gestora máxima da UFAM.

Possíveis parceriasApresentação do Projeto Ciência no cotidianoApresentação do Projeto Ciência no cotidiano

Após a reunião no Gabinete da Reitoria, os pesquisadores participaram de um encontro com docentes da Ufam interessados em firmar parcerias de pesquisa. O encontro aconteceu no Auditório da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - Progesp. Ao todo, foram apresentados nove projetos, entre eles o Pé-Yara, mapa tátil do Amazonas, material didático pioneiro na região Norte voltado a pessoas com deficiência visual e o Programa Ciência no cotidiano, voltado a estratégias motivacionais para as aulas de Ciências.

Professor Carlos Edward durante apresentação do projeto sobre Ecologia da pesca e Manejo pesqueiroProfessor Carlos Edward durante apresentação do projeto sobre Ecologia da pesca e Manejo pesqueiroO professor Carlos Edward Freitas, doutor em Ciências da Engenharia Ambiental com destacada atuação nas áreas de Ecologia Aplicada, Dinâmica de Populações, Avaliação de Estoques Pesqueiros e Manejo Pesqueiro, apresentou aos pesquisadores visitantes o projeto Ecologia da pesca e Manejo pesqueiro na Amazônia. Para ele, que tem mais de 80 artigos em periódicos científicos; já orientou 8 teses de doutorado e 39 dissertações de mestrado, as parcerias de pesquisadores de outras universidades é sempre bem-vinda. “Para nós, pesquisadores, essa cooperação possibilita troca de ideias, uso de novas abordagens, permite que cheguemos a conclusões mais abrangentes e comparações com os resultados de pesquisas que desenvolvem onde trabalham”, afirmou o professor.

Demais professores que tenham interesse em estabelecer parceria com a Universidade do Tennessee devem entrar em contato com a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFAM através do telefone 3305 1753 ou do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..