Peça Teatral leva ao público os quatro cenários que ameaçam o planeta Terra

Já está em cartaz no Centro de Artes Hahnemann Bacelar da UFAM (CAUA) a peça teatral Óbvio Voraz. No palco, os protagonistas James Araújo, ator, e Antônio Pereira, músico, encenam quatro temas atuais que ameaçam o futuro do nosso Planeta: Povos Indígenas, Água, Desmatamento e Vida Silvestre.

O primeiro quadro retrata a situação das comunidades Indígenas que lutam por um reconhecimento e respeito aos seus direitos, secularmente negados ao longo da história da colonização brasileira. O segundo aborda a Água, cujo acesso a esse recurso natural é diferenciado em várias partes do Mundo, e no Brasil passou a ser um tema amplamente discutido depois de sua escassez ter sido registrada em regiões onde antes havia abundância.

O terceiro momento abordado na Peça Teatral é o desmatamento ilegal da floresta, situação esta que colocou o Brasil sob a mira da opinião pública mundial, que passou a ver as queimadas na Amazônia como um ato criminoso de destruição. Por último, a quarta cena remete a outra ameaça à natureza: a gradativa extinção da vida silvestre em toda a sua diversidade e beleza.

Óbvio Voraz e sua trilha sonora

As quatro cenas presentes na peça teatral Óbvio Voraz foram escritas pela atriz e designer Verônica Gomes, com Ator e diretor James Araújo, servidor da UFAMAtor e diretor James Araújo, servidor da UFAMa colaboração de James Araújo, ator desde 1976. Ambos fazem parte de uma entidade artístico-cultural sem fins lucrativos chamada Tribo Cia Teatro, criada há 12 anos por James.

O que levou os atores a produzirem a Peça foi o fato desses temas serem bastante presentes no cotidiano da sociedade, através dos meios de comunicação (rádio, TV, jornal e internet). Mas para algumas pessoas, são assuntos que despertam pouca ou nenhuma atenção delas. A responsabilidade é tão somente de quem gera o problema.

Para James, essas questões, apesar de estarem acessíveis a todos por meio da informação, óbvias para quem lê e ouve, e ao mesmo tempo vorazes porque podem destruir povos e regiões, precisam ser sensibilizadas. E o teatro é umas das ferramentas que podem despertar nas pessoas uma preocupação quanto à necessidade de cuidarmos do meio ambiente. “Vamos trazê-las ao teatro para, através do lúdico, da música, da interpretação, da luz, da coreografia, que essas pessoas possam sair daqui, no mínimo, incomodadas com esses quatro temas. Daí o nome da Peça”, explica James.

Antônio Pereira, à esquerda, é o cantador da trilha sonora, e James o contador da PeçaAntônio Pereira, à esquerda, é o cantador da trilha sonora, e James o contador da PeçaSobre a indicação de Antônio Pereira como cantador, o Ator justifica a escolha do Músico pelo fato do mesmo já ter um histórico e extenso repertório musical voltado para a preocupação ambiental.  As canções de Pereira foram vencedoras de festivais de música, sendo depois reconhecidas dentro e fora do Amazonas.  No V Festival Universitário de Música da UFAM (FUM), realizado em 1986, Antônio Pereira foi vencedor com a canção de sua autoria `Pássaro, Canto e Cativeiro´. A carreira do Músico começou em 1981.

Na trilha sonora de Óbvio Voraz, cinco músicas são de autoria de Pereira: `Índia Lua´, `Não Suje o Rio´, `Água´, `Trilha de Fogo´, e `Pássaro, Canto e Cativeiro´. Além dessas canções, Pereira interpreta outros compositores, totalizando 13 músicas ao longo da Peça.

Segundo o diretor do CAUA, professor Paulo Simonetti, Óbvio Voraz é uma peça teatral que pode não só exibida no Centro de Artes, como também em outros lugares, fazendo, assim, parte da programação de alguma outra instituição. O principal público da Peça são alunos de escolas públicas. Até o final da temporada, em novembro, o Diretor acredita que aproximadamente 2.400 estudantes assistirão às encenações de James Araújo e Antônio Pereira.

“A missão do CAUA é fomentar, difundir e apoiar a cultura. Fomenta a cultura enquanto ensinamos, difundi enquanto apresenta, e damos apoio quando abrigamos/ recebemos esses grupos. Essa é a missão do CAUA”, finaliza o Diretor.

Próximas apresentações

Óbvio Voraz está em cartaz na sede do CAUA até novembro, e conta com o apoio cultural da Assessoria de Comunicação da UFAM, Museu Amazônico, Meio Zero Dois Filmes, Biomagnetismo, e Sociedade Brasileira de Coaching.

As próximas Peças serão nos dias 16/10 e 13/11 às 19h; e 30/10 e 27/11 às 15h. O Centro de Artes da UFAM está localizado na Rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro de Manaus. Telefone: (92) 3305-5150.