ECOEM desenvolve projeto para padronização dos portais institucionais

Ao entrar no portal da UFAM, você já se deparou com alguma informação que não conseguiu encontrar? Pensando nisso, o Programa de Mídias Digitais da Universidade Federal do Amazonas (ECOEM/UFAM), em parceria com a Assessoria de Comunicação (ASCOM) e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) iniciou um projeto para a padronização de todos os portais institucionais da Universidade, entre pró-reitorias, unidades acadêmicas e demais setores da UFAM. A previsão é que o novo portal esteja pronto no mês de março de 2016.

De acordo com a servidora Érica Souza, analista de tecnologia da informação (TI) da UFAM e líder da equipe do projeto, além dos processos de arquitetura da informação relacionados com a TI, processos de layout também estão sendo executados. “Estamos usando vários métodos para fazer o melhor trabalho possível no novo portal”, ressalta.

Segundo a analista, durante as pesquisas prévias já feitas para o trabalho, muitas pessoas relataram ter problemas para acessar conteúdos no portal. “A ideia é que todos os conteúdos sejam organizados por públicos. Por exemplo: ao invés de você procurar no portal sobre programas de iniciação científica, haverá a seção ‘Estudantes’ no portal, onde você pode encontrar informações mais detalhadas”, afirma.

O ECOEM também disponibilizou um formulário de pesquisa onde a comunidade universitária poderá dizer quais informações devem constar no novo portal. A pesquisa será realizada entre os dias 29 de setembro e 09 de outubro de 2015. Todas as sugestões serão levadas em consideração. O formulário pode ser acessado em http://bit.ly/pesquisaportalUFAM.