Centro Acadêmico de Medicina promove recepção aos novos alunos

Nesta semana, o Centro Acadêmico de Medicina Humberto Mendonça (CAMED-HM) promove mais uma edição da Semana do Calouro de Medicina (SECAMed), com o objetivo de recepcionar os novos alunos que chegam para cursar o semestre 2015/2.

As programações, que incluem tour pela Faculdade de Medicina e pelo Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, com palestras sobre projetos de extensão e pesquisa e o papel do médico nos dias de hoje e na sociedade, acontecem durante todo o dia entre os dias 28 de setembro e 02 de outubro, encerrando, na sexta-feira, com a tradicional Cerimônia do Jaleco.

Novos alunos participam da programação que vai até sexta (02).Novos alunos participam da programação que vai até sexta (02).Segunda-feira

E na última segunda-feira (28), os calouros foram muito bem recepcionados no Auditório Dr. Zerbini, com direito a palestra do professor Dr. Alexandre Miralha, coordenador do curso de Medicina, e palavras do professor Dr. Dirceu Benedicto Ferreira, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (FM/UFAM).

Miralha falou sobre a formação do médico e tudo o que ela envolve, além de principais indicadores de saúde no estado do Amazonas. “Dentro da nossa faculdade, trabalhamos com os nossos olhos voltados para a nossa realidade. Daqui, nenhum médico sai dizendo que não sabe tratar dengue”, brincou o coordenador.

O professor Dirceu considera importante que os calouros tenham uma recepção como a feita pelo CAMED-HM. “Por um lado, ela é importante porque substitui o trote, uma coisa que é extremamente humilhante para o calouro. E pelo outro, ela é ainda mais importante porque transmite ao calouro informações essenciais sobre a sua vida na Universidade”, ressaltou o diretor.

O aluno Andrew Wischneski, de 34 anos, natural de Curitiba (PR), mas residente há 11 anos em Manaus, conta que nunca viu Prof. Dirceu Benedicto, diretor da FM, também falou aos novos alunosProf. Dirceu Benedicto, diretor da FM, também falou aos novos alunosuma recepção tão calorosa e organizada. “Já sou graduado em Odontologia pela UFSC, e na minha época, o centro acadêmico do meu curso não era nem um pouco atuante”, relembra o aluno.

Andrew espera que os próximos seis anos sejam bons para ele. “Espero que venham muitas oportunidades para a pesquisa e desenvolvimento de novas competências extracurriculares. É disso que eu quero tirar o maior proveito possível. Afinal, já aproveitei demais as festas do meu antigo curso!”, brinca o aluno.

Confira abaixo a programação para os próximos dias.

DIA 1 (28/09 – Segunda-Feira) – Integração

Calouros e veteranos participarão de dinâmicas para se conhecerem melhor, apresentando um pouco de seus gostos, habilidades e características da região. Para o encerramento, os ingressantes terão contato com seu Diretor, Coordenador de Curso e representação da Administração Superior.

DIA 2 (29/09 – Terça-Feira) - Apresentação da Faculdade

O segundo dia é composto por momentos em que os calouros irão desbravar o campus universitário e a área da Faculdade de Medicina. Também serão apresentados para os tradicionais projetos e programas de extensão que poderão participar no futuro, além de perspectivas do seu futuro médico.

DIA 3 (30/09 – Quarta-Feira) – Saúde

Na quarta-feira o foco será a Saúde. Além de novatos e veteranos discutirem sobre o conceito e o papel de cada participante do processo, visitarão uma ocupação na Avenida Jornalista Humberto Calderaro, com a finalidade de perceberem os determinantes de saúde e debaterem sobre pequenas mudanças que poderiam fazer uma grande diferença na saúde dos ocupantes.

DIA 4 (01/10 – Quinta-Feira) - Agentes de Transformação

O penúltimo dia da semana contará com momentos que despertam nos participantes a reflexão sobre o seu papel na melhoria e modificação do meio que convivem. Responsabilidade, cooperação, proatividade e, principalmente, a capacidade individual de executar atividades propostas, serão amplamente trabalhadas.

DIA 5 (02/10 – Sexta-Feira) - Dia dos Calouros

Para o encerramento, os calouros deixarão registrado o que esperam de si e da Faculdade pelos próximos seis anos, além de avaliar o processo construtivo que se desenvolveu por toda semana. À tarde é DELES! O Primeiro Show dos Calouros promete contar com muitas atrações e promessas de veteranos, com uma premiação surpresa a ser entregue aos primeiros colocados. À noite, 19h, inicia a cerimônia de encerramento, já relacionada com a cerimônia do Jaleco, a ser realizada durante o Jubileu de Ouro da FM, no início de dezembro.