Hospital Universitário Getúlio Vargas completa 50 anos a serviço da sociedade amazonense

Mesa de honra do evento. Da esquerda para a direita: dr. Homero de Miranda Leão Neto, prof. Hedinaldo Lima, profa. Márcia Perales, dr. Wagner de Sousa, e dr. Rubem da Silva JúniorMesa de honra do evento. Da esquerda para a direita: dr. Homero de Miranda Leão Neto, prof. Hedinaldo Lima, profa. Márcia Perales, dr. Wagner de Sousa, e dr. Rubem da Silva JúniorO Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV/UFAM) busca promover, em sua missão de ensino, pesquisa e extensão, o intercâmbio de conhecimentos técnico-científicos de profissionais e estudantes, resultando na melhor formação de médicos e demais profissionais de saúde, dando à população amazônica uma assistência médica de qualidade.

E na noite desta quarta-feira, 23, foram comemorados os 50 anos do HUGV, na abertura da VIII Jornada de Saúde da Amazônia Ocidental, promovida pelo Hospital. O evento aconteceu no Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), e contou com a presença da Reitora da UFAM, professora Dra. Márcia Perales; do Vice-Reitor da UFAM, professor Dr. Hedinaldo Lima; e do superintendente do HUGV, Dr. Rubem da Silva Junior.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário municipal de Saúde, Dr. Homero de Miranda Leão Neto, representando o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto; e o secretário executivo adjunto de assistência à saúde da Capital, Dr. Wagner William de Sousa, representando o secretário estadual de Saúde, Dr. Pedro Elias de Souza, e o governador do Amazonas, José Melo.

Na ocasião, diversas instituições e personalidades da sociedade amazonense foram homenageadas pelo trabalho e parceria na construção do hospital. Servidores do hospital também receberam homenagens, em nome dos diretores, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos administrativos. As homenagens foram entregues pela Reitora, pelo Vice-Reitor e pelo superintendente do HUGV.

Relembrar e homenagear

Em seu discurso, o secretário municipal de Saúde saudou todos os que fizeram parte, de uma forma ou de outra, da históriaSecretário municipal de Saúde recebeu homenagem pela parceria desenvolvida com o HUGVSecretário municipal de Saúde recebeu homenagem pela parceria desenvolvida com o HUGV do Hospital. “O Getúlio Vargas é um patrimônio não só da Universidade, mas também do estado e da cidade de Manaus, e tem uma relação profunda com a história da cidade. Lembrar a memória do hospital é importante, e ainda mais importante é homenagear as pessoas que fazem parte dessa história.”

Homero também falou sobre os tempos nos quais passou pelo HUGV, enquanto estudante de Medicina. “O Getúlio Vargas é um orgulho para todos nós. Nós, que dali viemos, temos isso muito forte no coração. Foi no HUGV que eu conheci a saúde pública, visitando diversas vezes o meu pai, que era diretor do hospital, à época. Vendo o trabalho que ele desenvolvia dentro daquela Casa, tenho certeza que foi ali que eu decidi fazer o que faço hoje.”

Melhorias na assistência

Vice-reitor também foi homenageado na ocasiãoVice-reitor também foi homenageado na ocasiãoO professor Hedinaldo Lima, vice-reitor da UFAM, destacou o papel do HUGV na sociedade e na formação de pessoas. “O Hospital tem uma importância tão significativa que nós não conseguimos mensurar a dimensão dessa influência. Não apenas na assistência prestada diariamente à população, mas também por ser um hospital universitário e por estar contribuindo na formação de recursos humanos, que, naturalmente, é a função da nossa universidade.”

Na visão do vice-reitor, a história do hospital é fruto do trabalho de pessoas que decidiram se irmanar na construção de um espaço melhor. “Quando eu e a professora Márcia assumimos a gestão da UFAM em 2009, vivíamos um momento muito difícil na Faculdade de Medicina. A partir disso, nós nos envolvemos muito diretamente nesse processo de melhorias, tentando contribuir para a melhoria do curso de Medicina e do HUGV. Tivemos uma boa oportunidade e soubemos abraçar essa oportunidade, de construir o novo espaço do hospital”, ponderou.

O professor também ressaltou a missão do hospital no serviço à comunidade. “Se existe uma limitação naquele espaço, é a limitação de infraestrutura, que todos nós estamos trabalhando para que esta deixe de existir, e nós possamos prestar cada vez mais um serviço melhor para a comunidade, formando sempre mais pessoas bem qualificadas. Afinal de contas, é isso que nos cabe como servidores e gestores públicos.”

Lugar especial na UFAM e no coração dos servidores

A professora Márcia Perales, em seu discurso, salientou a importância especial que o HUGV ocupa na Universidade, não só Reitora foi homenageada pelo trabalho desenvolvido à frente da UFAM e do HUGVReitora foi homenageada pelo trabalho desenvolvido à frente da UFAM e do HUGVpelo fato de ser um hospital, “mas também por ser um hospital de média e alta complexidade que atende à população e atua na formação de recursos humanos, sendo importantíssimo para a missão da própria universidade”.

A Reitora também falou que o Hospital é constituído por pessoas extremamente abnegadas, dedicadas à missão de servir. “Desde o início, pessoas acreditaram e acreditam na construção do HUGV. Alguns servidores do hospital chegaram comigo, dizendo que estariam se aposentando e não poderiam usufruir do HUGV, mas que os seus filhos usufruiriam da obra. É um sentimento raro e admirável, de pessoas que não estão preocupadas com o seu usufruto, mas com o bem-estar da comunidade”, ressaltou.

“Houve um momento em que nós fomos chamados pelo Ministério Público, que nos questionava a razão de o hospital estar em construção, e a razão de termos reduzido o atendimento. O HUGV fez uma opção que poucos fariam. Trocamos o pneu com a ambulância em movimento. Nós respondemos ao MP que iríamos isolar a área adequadamente e passar por adversidades, mas não iríamos deixar a comunidade desamparada. Ao invés de termos que prestar mais esclarecimentos, a UFAM e o Hospital receberam muitos elogios, pelo desafio que encarou, pela decisão que tomou, nas condições em que atua hoje, para que a comunidade seja muito bem atendida”, lembrou a Reitora, emocionada.

Olhar para o passado e para o futuro

Superintendente do HUGV (esq.) fez uma retrospectiva da história do HospitalSuperintendente do HUGV (esq.) fez uma retrospectiva da história do HospitalO superintendente do HUGV, Dr. Rubem da Silva Júnior, em seu discurso, contou a trajetória do Hospital ao longo dos 50 anos. “De serviços do HUGV, derivaram-se instituições que hoje servem a sociedade amazonense. Foi o caso da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), o Instituto de Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) e a Fundação Centro de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON)”.

Silva Júnior também destacou a atuação da UFAM, bem como a emoção em estar presente nos 50 anos do Hospital. “Mais do que um campo de prática, o HUGV representou a atuação da UFAM de maneira mais prática e firme, desenvolvendo profissionais cada vez mais competentes em suas especialidades, atendendo à população da Amazônia e seus países limítrofes. Isso é o que fazemos, e buscamos fazer da melhor maneira possível”.

“Nos emociona muito estar nesta comemoração de 50 anos do HUGV, pois ele sempre foi a nossa casa. Aqui fizemos nossa residência médica e atuamos na assistência cirúrgica. Hoje na superintendência, lembro que nós servidores, independente de cargo ou função, somos todos em algum momento gestores, assistentes e fiscais das ações dentro do hospital”, afirmou.

Ainda na visão do superintendente, o sonho da reforma do hospital é um sonho que já está em andamento, mas que aindaServidores, médicos e ex-diretores foram homenageados na solenidadeServidores, médicos e ex-diretores foram homenageados na solenidade falta a contribuição de mais pessoas. “Muitos já colaboraram para chegarmos até aqui e muito ainda temos que fazer para cumprir a nossa parte nesta caminhada, mas estamos prontos. E torna-se necessário que todos aqui presentes, vinculados ou não, direta ou indiretamente a esta casa participem na construção desse novo hospital atuando como sentinelas sempre prontas a somar esforços quando diante das adversidades que possam interferir na realização deste sonho.”

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable