Bicampeonato: UFAM vence II Seletiva Regional Norte da Competição Nacional de Arbitragem

A equipe da UFAM, representada pelos discentes Ayrton Gentil, Daniella Magnani, Débora Almeida, Isabelle Benlolo, Karollyne Lima, Luan Seminario, Luciano Tavares e Roberta Freire, venceu a II Seletiva Regional Norte da Competição Nacional de Arbitragem realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Amazonas (OAB/AM), no período de 3 a 5 de setembro.

Juntamente com os discentes, a equipe é composta da Coordenação formada pelos Advogados Francyne Leal, Henry Mairo e Maria Luiza Jafra Cordeiro, bem como pelas universitárias Gabriella Lima (10º período) e Helry Lórence (6º período), todos ex-competidores que representaram a Universidade Federal do Amazonas na edição anterior.

"Foi uma experiência enriquecedora ao longo destes três dias árduos de disputa. As equipes estavam bem mais preparadas em comparação com o ano anterior. Mas o principal foi poder colher os frutos de oito meses de dedicação e estudo extensos de Arbitragem em Direito. O que significa que a UFAM tende a se consolidar no mundo da Arbitragem a partir destes passos, que já surtem efeitos grandiosos para os alunos e para a Faculdade de Direito”, afirmou Henry Mairo, um dos cinco coordenadores do projeto. “Sob orientação do Professor Doutor Adriano Fernandes, acredito que fizemos um excelente trabalho, não apenas na fase preparatória para a Competição, como também nas fases de Oficina e Seletiva Interna de Arbitragem” – concluiu.

Por dois votos a um dos árbitros, a Equipe da Ufam sagrou-se novamente campeã e irá representar a Universidade nos dias 1º a 4 de outubro de 2015 na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), na cidade de São Paulo.

Ao todo, além do Título de Campeã, a UFAM ainda foi premiada com outros cinco títulos: de Segundo lugar de Melhor Orador para Roberta Freire (10º período), Terceiro lugar de Melhor Orador para Ayrton Gentil (8º período), Melhor Equipe das Fases Classificatórias, Melhor Memorial Demandante e Segundo lugar de Melhor Memorial Demandado.

“Vejo a Competição Brasileira de Arbitragem como uma oportunidade acadêmica de alto valor para o desenvolvimento de habilidades essenciais para qualquer carreira jurídica, tais como argumentação e oratória” – afirmou Roberta Freire, premiada com o 2º lugar de Melhor Oradora.

"A experiência de participar de competições que simulam a atividade profissional é de extremo enriquecimento para o acadêmico. Os três dias da II Seletiva Regional Norte da Competição de Arbitragem foram de grande aprendizado para todos os envolvidos, que, ao final do terceiro dia, saíram com uma bagagem de conhecimento muito maior. Foram meses de preparação, que com a orientação magnífica dos campeões do ano passado, hoje coordenadores da equipe, culminaram no bicampeonato da UFAM. A continuidade do trabalho é importante, com cada vez mais alunos envolvidos no projeto, para que a Faculdade de Direito da UFAM, ano a ano, se torne definitivamente um polo de arbitralistas, campo do direito em amplo crescimento no estado do Amazonas” – relatou Ayrton Gentil, premiado com o 3º lugar de Melhor Orador.

“Essas competições, tanto a Regional quanto a Nacional, são fases preparatórias para o cotidiano. Acredito que a oportunidade de crescimento pessoal e profissional pode ser desfrutada tanto pelos alunos quanto pelo grupo de coordenadores selecionados. Está sendo um aprendizado incrível. É uma honra trazer para a UFAM o bicampeonato”. – relatou o orientador da equipe, professor doutor Adriano Fernandes. “Nestes últimos dias, a Equipe da UFAM segue com a fase preparatória focando na VI Competição Brasileira de Arbitragem Petrônio Muniz”, finalizou.