Campanha ocorre entre os dias 21 e 26 de setembro

Em parceria com o Rotary Club de Manaus, o Programa de Atividades Motoras para Deficientes da Universidade Federal do Amazonas (PROAMDE/UFAM) promove, entre os dias 21 e 26 de setembro de 2015, a oitava edição da Campanha “Respeito, Passe Adiante”, que visa conscientizar a população manauara sobre o respeito à pessoa com deficiência.

Neste ano, a campanha contará com panfletagens em locais movimentados da cidade de Manaus, para que outras pessoas sejam multiplicadores da ação. Três principais aspectos também serão abordados: o respeito aos assentos reservados no transporte coletivo, o respeito às vagas de estacionamentos, e o respeito ao tempo de embarque e desembarque de pessoas com deficiência, tanto em carro particular quanto adaptado.

Segundo a professora Dra. Kathya Thomé, fundadora do PROAMDE, a campanha surgiu dentro do Campus da UFAM, onde os motoristas dos ônibus não tinham paciência para esperar os alunos do programa desembarcarem dos ônibus. “Nós também detectamos outros problemas a partir de reclamações dos pais, que tratavam muito de falta de respeito e de consciência”, conta.

Para a professora, não custa nada ajudar o próximo. “Simples ações como levantar para uma pessoa idosa ou com deficiência podem transmitir uma atitude de respeito para com o próximo”, ressalta.