Reitoria divulga medidas para o Calendário Acadêmico da UFAM

A Reitoria da Universidade Federal do Amazonas divulga documento em que apresenta, a toda a comunidade universitária, um conjunto de orientações sobre o Calendário Acadêmico da Instituição e sobre o início do segundo semestre letivo, além das seguintes medidas que a Administração Superior pretende encaminhar ao seu Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE):

1. postergar o início do ano letivo de 2016 para data a ser definida somente após o final da greve dos servidores das Instituições Federais de Ensino Superior;

2.  abertura de novo período para oferta e tramitação de turmas e disciplinas para o segundo semestre letivo de 2015, após o final do movimento grevista;

3. abertura de novo período para solicitação de matrículas em turmas e disciplinas oferecidas para o segundo semestre letivo de 2015, após a reposição integral dos 43 dias que restam para os docentes em greve concluírem o primeiro semestre, além do prazo para as provas finais e lançamentos de notas;

4. abertura de novos períodos e prazos para a realização de provas finais e registro de notas referentes aos dois semestres letivos de 2015.

Volta às aulas

As aulas do segundo semestre iniciarão em 08 de setembro somente nos cursos e disciplinas cujos docentes não aderiram à greve. Já nos cursos em situação contrária, os alunos deverão esperar o final do movimento grevista, em data que ainda não foi definida, para iniciar a reposição das aulas que restam para concluir o primeiro semestre.

A Administração Superior também recomenda que, mesmo nos cursos e Unidades que não paralisaram suas atividades, caso haja a oferta de alguma disciplina cujo pré-requisito ainda não tenha sido concluído no primeiro semestre por causa da greve, os professores e Coordenações aguardem a reposição integral e conclusão daquele para iniciar a nova turma/disciplina.

Após iniciada a reposição, a Administração Superior encaminhará ao CONSEPE a abertura de novo prazo para as Coordenações de Curso e Chefias de Departamento (ou Coordenações Acadêmicas) registrarem suas ofertas de turmas e disciplinas para o segundo semestre, nos casos em que elas ainda não foram feitas por causa da greve, além de novo prazo para a aplicação de provas finais e lançamentos de notas correspondentes ao primeiro e ao segundo semestres.

Matrículas

Também será proposto novo prazo, depois de serem repostas as aulas, aplicadas as provas e lançadas as notas do primeiro semestre, para solicitação de matrículas em turmas e disciplinas oferecidas para o segundo semestre letivo e cujas aulas iniciarão somente após a reposição do primeiro.

O objetivo desta medida é permitir a matrícula de dois grupos de alunos: os de cursos cujas ofertas não foram feitas no período regular e os discentes que, por terem as aulas interrompidas pela greve, tiveram seus pedidos de matrículas indeferidos porque ainda não concluíram disciplinas que são pré-requisitos para aquelas que pretendem cursar.

Os novos prazos para matrícula não afetarão aqueles previamente definidos no Calendário Acadêmico. Por isso, todas as matrículas que já foram deferidas continuarão válidas.

2016

As matrículas para o primeiro semestre de 2016 deverão ser realizadas assim que se encerre o prazo para que os professores atualmente em greve registrem no Sistema Acadêmico as notas correspondentes ao segundo semestre letivo de 2015.

Aos cursos e Unidades cujos docentes não aderiram ao movimento grevista – e nos quais poderá ser cumprido o prazo já fixado no Calendário para o lançamento das notas correspondentes ao segundo semestre de 2015 – será deferida a oferta de turmas de férias em maior número e com cargas horárias superiores às usuais, caso haja interesse dos discentes e respectivos Colegiados.

O documento divulgado pela Reitoria pode ser consultado em sua íntegra acessando-se o arquivo em anexo.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (MINUTA DE PROPOSTA.pdf)MINUTA DE PROPOSTA.pdf[ ]35 kB