Estudantes elogiam a predisposição da Reitoria ao diálogo

Estudantes de vários Centros Acadêmicos da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o Diretório Central dos Estudantes da UFAM (DCE) e representantes da União Estadual dos Estudantes (UEE) elogiaram a predisposição ao diálogo demonstrada pela Administração Superior da UFAM  na reunião realizada ontem, que começou às 16h e terminou às 19h45, na qual foram apresentadas informações sobre o orçamento da UFAM para o ano de 2015 e o calendário acadêmico.

Participaram do encontro a Reitora, professora Márcia Perales; o Vice-Reitor, professor Hedinaldo Lima; o pró-reitor de Administração e Finanças, professor Armando Júnior; o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Lucídio Santos; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Gilson Monteiro; o pró-reitor de Extensão, professor Frederico Arruda; e o diretor-executivo da Universidade, professor José Cyrino Júnior.

A estudante Bruna Brelaz, presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE-AM), elogiou a atitude de diálogo da administração superior com os alunos da Universidade. “Acredito que foi um momento importante para reunir os alunos e esclarecer dúvidas da maioria deles. Foi um momento oportuno e fundamental para todos”, disse.

Para o diretor financeiro do DCE, André Morais, o diálogo entre a administração superior e os alunos deve continuar a todo o momento. “A postura da Reitoria foi a melhor possível. O que nós realmente queremos é que esse tipo de diálogo continue, de forma madura, respeitando as diferenças, pelo bem da Universidade”, afirmou.

Orçamento anual

Na reunião, a Reitora reafirmou que o orçamento da Instituição deve sempre estar ao acesso de todos que se interessem pelo tema. Foi muito clara ao salientar que, mesmo com o contingenciamento, foi garantido o orçamento integral do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Acrescentou que, além das bolsas de assistência estudantil, foram definidas como  prioridades: o funcionamento dos restaurantes universitários,  auxilio moradia, serviços de vigilância, manutenção, conservação e limpeza da Instituição. “Acreditamos que são essenciais para a vida do aluno dentro da Universidade, daí terem sido priorizadas nesse contexto de contingenciamento”, garantiu a Reitora.

O Pró-Reitor de Administração e Finanças, professor Armando Júnior, falou, em seguida, sobre todo o orçamento destinado à UFAM, de acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015. Detalhou toda a redução de gastos para o ano corrente. “Nas verbas totais de custeio e de capital, houve redução de 6,60% e 49,07%, respectivamente. Isso levou a uma redução no nosso orçamento de R$ 30 milhões. Tínhamos um orçamento previsto de R$ 570 milhões, foi reduzido para R$ 540 milhões. Entretanto, esse valor é ainda maior do que o que nós operávamos no ano de 2014”, ressaltou.

“De janeiro a agosto foram executados aproximadamente 65% do orçamento de custeio e investimento, e ainda poderemos empenhar 35% restantes para concluir o exercício financeiro deste ano. As bolsas de assistência estudantil continuarão a ser pagas normalmente”, salientou.

O Vice-Reitor, Professor Hedinaldo Narciso Lima, explicou que desde 2014 a UFAM vem adotando medidas para que um possível contingenciamento, que ocorreu em 2015, fosse minimizado. A redução orçamentária exigiu que vários programas fossem suspensos, contratos revistos, além um conjunto de medidas implementadas, tendo em vista essa nova realidade. Lembrou que o orçamento é uma expectativa que só se confirma quando o Governo Federal repassa o financeiro e o limite correspondente aos valores orçados.

Calendário acadêmico

O professor Lucídio Santos, pró-reitor de Ensino de Graduação da UFAM, apresentou a proposta da Administração Superior para o calendário acadêmico, que será enviada a todas as entidades representativas e disponibilizada no site da UFAM para receber contribuições.

“A Pró-Reitoria elaborou uma proposta para o novo calendário, em que os alunos, docentes e técnicos poderão opinar e dar as suas sugestões sobre essa proposta. Nós iremos receber as propostas e adequar o que for possível”, declarou o pró-reitor.

“Uma coisa que nós não iremos admitir é que as aulas sejam repostas parcialmente. Todas as aulas dos cursos que estão parados serão repostas integralmente. Não toleraremos que um professor passe um trabalho e uma prova e encerre o período. Isso é sonegação e vai contra os princípios e o regimento da Universidade”, enfatizou.

A Reitora da UFAM destacou que “a minuta de proposta que será encaminhada às entidades e gestores para discussão e envio de contribuições, é fruto de um esforço para que todos tenham seus direitos respeitados. É preciso também que possamos apreender situações, singularidades, e dar a elas o devido encaminhamento institucional.”

Quando arguida sobre a sentença judicial que proíbe a suspensão do calendário acadêmico e a autonomia da Ufam, a professora Márcia Perales foi enfática: “Nos três momentos em que nos manifestamos judicialmente sobre isso (antes da liminar, após a liminar – com o agravo de instrumento - e por meio de recurso contra a sentença), sempre defendemos de forma clara que a Universidade Federal do Amazonas não pode, jamais, ser proibida de deliberar, por meio de seus Colegiados e Conselhos, sobre quaisquer assuntos que julgar de interesse da comunidade universitária. Respeitamos a decisão judicial? Sim. Mas, por princípio, a autonomia da UFAM deve ser sempre resguardada”, frisou.