Pró-reitor Lucídio Rocha é escolhido novo presidente do Forgrad

O Pró-Reitor de Ensino de Graduação da UFAM, professor Lucídio Rocha Santos, foi escolhido, na noite da última sexta-feira, em Brasília, o novo presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação.

A eleição aconteceu na UnB, durante a reunião anual dos membros da categoria e a escolha se deu por consenso, partindo da indicação do então presidente, professor da Universidade de Brasília (UnB), Mauro Luiz Rabelo. Junto com Lucídio, ocupa o cargo de vice-presidente o decano da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Cleverson Pereira de Almeida. Juntos, eles permanecerão à frente do Forgrad até 2016.

Segundo o novo presidente e professor do Forgrad, o Fórum permite uma troca frequente de experiências entre os pró-reitores das cinco regiões do País.

“Embora exista muita diversidade entre o Norte, o Sul, o Centro-Oeste, por exemplo, temos desafios semelhantes. Como movimento legal, organizados temos mais força para nos posicionarmos diante do próprio Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação e da classe política”, explicou o pró-reitor da UFAM.

Ainda segundo ele, sua administração começa com os debates em torno do primeiro ano de implementação do Plano Nacional de Educação.

“O PNE engloba a graduação, além das modalidades de Ensino Fundamental e Médio, então o Fórum é o espaço para fazermos análises e avaliações e até sugerir aos órgãos que formulam as políticas as mudanças que em comum julgamos necessárias”, considerou.

O próximo encontro entre os gestores e integrantes do Forgrad deve acontecer daqui a alguns meses, quando da realizações dos Fóruns Regionais.

Sobre o ForGRAD - Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD) é constituído por todos os Pró-Reitores de Graduação, ou ocupantes de cargos equivalentes, das Universidades e Centros Universitários e tem por objetivos elaborar políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às Pró-Reitorias, em nível nacional e regional e contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de Educação Superior que visem ao pleno desenvolvimento do País, de forma articulada com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.