UFAM reforça internacionalização com renovação de convênio e visita internacional

Da esquerda para a direita: professor Hedinaldo Narciso Lima, professor Martin Hasselmann, professora Márcia Perales, professor Naziano Filizola, e professor Gustavo da Silva.Da esquerda para a direita: professor Hedinaldo Narciso Lima, professor Martin Hasselmann, professora Márcia Perales, professor Naziano Filizola, e professor Gustavo da Silva.Na tarde desta quinta-feira (20), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), representada pela sua reitora, professora Márcia Perales Mendes Silva, renovou um acordo de cooperação internacional com a Universidade de Hohenheim (UHo), localizada na cidade de Stuttgart, no sul da Alemanha.

A assinatura do acordo aconteceu na Sala de Reuniões da Reitoria, com a presença dos professores Hedinaldo Narciso Lima, vice-reitor da Universidade; Dr. Naziano Filizola, assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFAM; e Dr. Gustavo da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFAM (PPGBIOTEC).

De acordo a Reitora da UFAM, Dra. Márcia Perales, o objetivo, acima de tudo, é manter a continuidade de uma parceria de sucesso. “A assinatura desse convênio, mais que a renovação dele, amplia um leque para a mobilidade internacional, já que faz parte do que nós propomos dentro da nossa política, e, portanto, manter um vínculo ainda mais forte entre as duas instituições”, afirmou.

Segundo o professor Dr. Martin Hasselmann, professor do Departamento de População Genômica da Universidade de Hohenheim, que representou a instituição na assinatura do convênio, isso representa uma maior possibilidade de desenvolver projetos de pesquisa entre as duas universidades. “Em Hohenheim, trabalhamos muito com as ciências dos ambientes tropicais. Com as informações que os pesquisadores das duas instituições poderão trocar, além do intercâmbio de alunos e professores, tenho certeza que será de grande valia para nós todos”, ressaltou.

Visita internacional

Também nesta quinta-feira, o embaixador da República da Polônia no Brasil, diplomata Andrzej Braiter, visitou a Da esquerda para a direita: professor Naziano Filizola, professor Hedinaldo Narciso Lima, professora Márcia Perales, embaixador Andrzej Braiter, e cônsul José de MouraDa esquerda para a direita: professor Naziano Filizola, professor Hedinaldo Narciso Lima, professora Márcia Perales, embaixador Andrzej Braiter, e cônsul José de MouraUniversidade com o objetivo de estreitar ainda mais os laços entre o país do Leste europeu e a UFAM para futuras parcerias. Braiter, que representa a Polônia no Brasil desde 2013, esteve acompanhado do cônsul honorário da República em Manaus, José de Moura Teixeira Lopes.

Segundo a Reitora, a visita do embaixador abre possibilidades para futuras parcerias entre a UFAM e a Polônia, o que é sempre muito bem-vindo. “Para nós, é importante que os nossos professores e alunos, da pós-graduação e da graduação, possam participar dessas parcerias. A visita do embaixador foi uma visita de cortesia, onde nós pudemos reafirmar as nossas intenções”, finalizou.