UFAM é destaque na abertura do Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software

Os principais nomes da Engenharia de Software do Brasil e do mundo estão reunidos desde o início da semana em Manaus, no XIV Simpósio Brasileiro de Qualidade do Software (SBQS). A abertura oficial do evento aconteceu ontem (18), às 19h, no Studio 5 Centro de Convenções e contou com a presença do vice-reitor da UFAM, professor Hedinaldo Narciso Lima, da diretora científica da FAPEAM, Andrea Waichman, do coordenador substituto da Secretaria de Política de Informática do MCTI, Marcos Vinícius Guimarães, da coordenadora geral do evento, professora Tayana Conte, do diretor do Instituto de Ciência da Computação, Ruiter Caldas, além de outros representantes da academia.

O boi bumbá Garantido e a cantora Márcia Siqueira iniciaram os trabalhos e animaram a plateia.

O evento é uma realização do Instituto de Computação da UFAM (IComp) e conta com o apoio da Fapeam, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Sociedade Brasileira de Computação.

O SBQS segue até a próxima sexta-feira (21) com oficinas, apresentação de artigos e palestras com profissionais renomados do Brasil e exterior, entre eles o professor emérito Victor Basili, principal referência na área de Engenharia de Software do mundo.

Tayana Conte, coordenadora do evento, explicou que a discussão sobre a qualidade de Software passa por buscar melhorias não só na qualidade, mas também na rapidez, no custo menor e em menos erros. “Estamos falando em softwares melhores, mais rápidos, com menos erros e mais competitivos globalmente. Esse simpósio e a Escola Avançada de Software discutem exatamente isso, como produzir o Software melhor e de forma mais barata. Esse mercado é amplo e nele não há crise”, declarou.

O vice-reitor da Ufam, Hedinaldo Narciso Lima, justificou a ausência da reitora Márcia Perales e disse que “a UFAM está honrada em receber o evento”.

Já o representante do MCTI, Marcos Vinícius Guimarães, disse que a UFAM o surpreendeu positivamente. “Sou obrigado a reconhecer. A UFAM tem uma grande equipe com muitos trabalhos premiados”, afirmou.

UFAM obtém o maior número de prêmios no SBQS

Quatro trabalhos do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foram premiados no Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software e nas duas Trilhas do SBQS - trabalhos técnicos e relatos de experiência. “Para nós do IComp, é motivo de muito orgulho saber que estamos no mesmo patamar que pesquisadores do Brasil inteiro. E é bom saber também que estamos no caminho certo”, declarou Tayana Conte, professora do IComp e coordenadora geral do XIV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software e da Escola Avançada de Qualidade de Software na Amazônia.

O Concurso teve a participação de 18 estados e três países (Brasil, França e Uruguai) com a apresentação de 62 trabalhos técnicos e 43 relatos de experiência. Desse total, os trabalhos de dez estados foram aceitos, sendo 13 trabalhos técnicos e dez relatos de experiência.

Na categoria Trabalhos Técnicos, o artigo dos pesquisadores Anderson Barreto Rodrigues,  Arilo Dias Neto e Allan Bezerra, todos da Ufam, ficou em segundo lugar com o tema “TAPN: Test Automations Pyramid of Needs”.

Na categoria Relatos de Experiência, a Ufam garantiu os dois primeiros lugares. O primeiro lugar foi para o artigo “Um Comparativo na Execução de Testes Manuais e Testes de Aceitação Automatizados em uma Aplicação Web”, e teve a participação de alunos da Ufam, da Uninorte e da UFG/USP. Os autores foram Vanilton Pinheiro (UNINORTE), Natasha Valentim (UFAM) e Auri Marcelo Rizzo Vincenzi (UFG/USP).

Já o segundo lugar ficou com o trabalho “Aplicando Design Thinking para Melhorar a Qualidade de um Aplicativo Web Móvel”, dos pesquisadores Anna Beatriz Marques, Emanuelle Cavalcante, Luis Rivero, Adriana Lopes e Tayana Conte, do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI/Ufam).

No concurso de Teses e Dissertações, a tese de doutorado “Recomendações de Melhoria Baseadas na Cultura Organizacional para Iniciativas em Melhoria de Processo de Software”, de Odette Mestrinho Passos, orientada pelos professores Arilo C. Dias Neto e Raimundo da S. Barreto, da Ufam, ficou em segundo lugar.

Por Mariane Cruz