Dia de Campo aborda potencialidades da citricultura no Amazonas

Na última quarta-feira, 12 de agosto, uma parceria bem-sucedida entre pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) promoveu com sucesso o Dia de Campo, que abordou, neste ano, potencializações da citricultura no Amazonas.

Professor José Ferreira da Silva, da FCA/UFAMProfessor José Ferreira da Silva, da FCA/UFAMDentro das programações, aconteceu a palestra do professor Dr. José Ferreira, da Faculdade de Ciências Agrárias da UFAM (FCA), que falou sobre o período crítico de interferência de plantas infestantes na citricultura do Amazonas. De acordo com estudos apresentados pelo professor, entre os meses de outubro e maio, é fundamental realizar um controle do mato que cresce em torno das plantas de laranja.

“Outubro a maio é um período crítico para as plantações de cítricos, porque existe uma grande competição entre as plantas infestantes e a laranjeira. Caso não seja feito um controle, pode haver uma redução de até 75% dessa produção”, salientou o professor.

A atividade aconteceu na Fazenda Santa Rosa, na Rodovia AM-070, que liga a cidade de Manaus ao município de Iranduba. Cerca de 100 pessoas participaram do evento, entre estudantes, pesquisadores e agricultores da região, que também contou com o apoio da Secretaria de Estado da Produção Rural do Amazonas (SEPROR/AM) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Com informações da Embrapa Amazônia Ocidental.