UFAM participa do combate ao câncer de colo de útero

Para combater uma das piores doenças que atingem a população feminina do Amazonas, o câncer de colo de útero, foi criado o Centro Qualificador em Ginecologia do Amazonas (CQG), fruto da parceria entre UFAM e Secretárias Municipal e Estadual de Saúde. A abertura oficial das ações do Programa ocorreu na manhã desta segunda-feira, 17, no auditório Doutor Zerbini, do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).

Diagnosticar e tratar as lesões precursoras da doença é a estratégia usada para combater o câncer de colo de útero por meio do fortalecimento da rede de assistência secundária. O Amazonas é o estado com a maior taxa de mortalidade em razão da doença do país.

A reitora da UFAM, professora Márcia Perales, destacou a importância do CQG ao proporcionar o tratamento de qualidade às pacientes e, assim, atuar preventivamente contribuindo não apenas para a redução do número de casos de câncer de colo de útero no Estado como também para o reestabelecimento completo da saúde de mulheres já diagnosticadas. “Essa ação do Centro Qualificador é algo concreto em direção à reversão de um quadro como esse”, declarou.

Outro ponto enfatizado pela gestora foi a ação conjunta das Secretarias de Saúde do Estado e do Município e UFAM, por meio do HUGV, para que a batalha contra o Papilomavirus Humano (HPV) produza efeitos e beneficie a população. “Nós estamos juntos nessa batalha que diz respeito a toda a sociedade para termos mais saúde e qualidade de vida”, ressaltou.

O CQG irá qualificar os profissionais de saúde no intuito de identificar a tempo as doenças precursoras do câncer de colo uterino. De acordo com o superintendente do HUGV, doutor Rubem Júnior, dentro de três ou quatro anos, Manaus apresentará indicadores positivos em relação à presença do HPV. “Vamos oferecer o que há de melhor em infraestrutura e competência em recursos humanos para reverter uma situação que é perfeitamente previsível e tratável”, garantiu.

Segundo o Secretário de Saúde de Manaus, Homero de Miranda Leão, a iniciativa apresentada hoje vem somar a outras empreendidas também para alterar a situação negativa sobre a saúde da mulher na região Norte. Ele citou a campanha de vacinação de adolescentes contra o HPV, feita nas escolas, como um exemplo disso. “Nós precisamos fazer o máximo para que isso ocorra. É tempo de mudar essa realidade”, disse.

De acordo com o Secretário de Estado de Saúde, Pedro Elias de Souza, o programa deverá ser instalado inicialmente em cinco policlínicas de Manaus e, concomitante, em cinco municípios do interior. A medida visa voltar a atenção das ações também para o interior do Amazonas. “Temos de focar nossas ações para o interior do Estado. A gente esquece que 50% da população do Amazonas vive além da fronteira dos Rios Negro e Solimões”, frisou.