Laboratórios do ICB serão alocados em novos blocos no setor Sul da UFAM

Com as obras de construção de dois novos blocos do Instituto de Ciências Biológicas finalizadas, os laboratórios dos Departamentos de Ciências Fisiológicas, Morfologia, Biologia, Parasitologia e Genética iniciam a mudança para as estruturas, com o objetivo de oferecer a professores, servidores e acadêmicos, infraestrutura ampliada  para o ensino e a pesquisa.

De acordo com o diretor em exercício, professor  Sérgio Luís Gianizella, a idealização de dois blocos é antiga e estava em discussão por mais de oito anos. O valor investido foi de aproximadamente R$ 14.000.000,00, montante esse resultado de verba referente à emenda parlamentar e outra, oriunda do Ministério da Educação (MEC). 
 
"Os laboratórios didáticos dos blocos 1 e 2 do ICB serão destinados para a melhoria das condições de infraestrutura das aulas práticas dos 17 cursos de graduação atendidos atualmente pelo ICB. Os equipamentos que serão utilizados nestas salas serão, na sua maioria, os mesmos utilizados nos laboratórios atuais que apresentam muitos equipamentos em estado perfeito de funcionamento. Além disso, os laboratórios didáticos foram equipados com bancadas, tomadas, internet, cadeira e mesa e armários para que possamos ministrar aulas de graduação. No ano passado também foram comprados alguns equipamentos que serão levados para as novas instalações na mudança", explicou o diretor em exercício. 
 
Ainda segundo Gianizella, as atividades de pós-graduação do ICB estão sendo realizadas no bloco de pós-graduação FCA/ICB que fica ao lado dos blocos 1 e 2 do ICB. Nele funcionam os Programas de Pós-graduação em Imunologia, Biotecnologia e Zoologia.
 
"Os Blocos 1 e 2 do ICB vêm atender a uma reivindicação antiga do Instituto que funcionou em prédios provisórios por mais de 30 anos no setor Sul da UFAM. A infraestrutura vai alavancar a qualidade das aulas práticas ministradas pelo ICB e cumprir um requisito importante junto ao MEC na avaliação dos cursos de Graduação. Com os novos prédios temos como principal meta aumentar as notas dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológica e Biotecnologia para 5,0 e o de Ciências Naturais para 4,0", citou. 
 
Cronograma de mudança
 
A diretoria do Instituto de Ciências Biológicas estabeleceu um cronograma de alocamento dos laboratórios. Os professores responsáveis pelos Laboratórios dos Departamentos de Parasitologia, Ciências Fisiológicas e Morfologia que quiserem realizar a mudança a partir da próxima segunda-feira, dia 17, devem procurar o diretor em exercício, professor Sérgio na Direção para que se inclua no cronograma.
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable