Lançamento da obra “Música – profissão de risco: a dialética de uma visagem estética no reino da clorofila”

No dia 30 de novembro, às 18 h, no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA), o compositor Adelson Santos lança o livro “Música – profissão de risco: A dialética de uma visagem estética no reino da clorofila”.

Na obra com título intrigante, o leitor vai poder conferir a trajetória de persistência do compositor. Ele levou cinco anos para resgatar as memórias que constam na obra, as quais expressam a reflexão sobre a música e a tentativa de ser profissional da arte no Amazonas. O autor considera um grande delírio a tentativa de ser artista no maior estado brasileiro. “Sabemos que viver perto de arte faz bem ao espírito humano. Mas quando quem alimenta o sonho de ser artista tenta se profissionalizar, ou seja, viver de arte, encontra toda sorte de dificuldades. No Amazonas, o Reino da Clorofila, é difícil você se identificar e se afirmar existencialmente como artista. O mercado é restrito. Existe a produção, mas não há consumo. Sendo assim, ao invés de ser artista, você acaba virando visagem. No livro, os leitores vão perceber que, durante 50 anos, cantei para quem não queria ouvir e por mais de 30 anos dei aulas para quem não queria aprender”.

O autor do livro é maestro, compositor e professor adjunto de música da UFAM. Já ministrou aulas de música na Universidade do Estado do Amazonas. Atualmente é  diretor do CAUA (Centro de Artes da UFAM). Também exerce as funções de Diretor musical e artístico da "Orquestra Vozes da UFAM”. Durante sua trajetória artística, participou da formação de vários grupos como: "Grupo de Violões Quinta Diminuta" e "Orquestra de Violões do Amazonas" . Tem produção independente de discos como o “Compacto - Adelson”; “Um certo tempo depois”; “Sonho de voar” e “Não mate a mata”. É também autor dos livros: "Método de Violão para Ritmo e Harmonia"; “Método de Violão para Solo” e “Composição e Arranjo – princípios básicos”.

Mais informações sobre o autor

Adelson Santos nasceu em Manaus, em 26 de junho de 1945. É formado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas e em Música pela UNIRIO (Universidade do Rio de Janeiro). Tem especialização em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro e em Arte Multimídia pela Universidade Federal do Amazonas. É docente do Departamento de Artes da UFAM desde 1979.

Os interessados na aquisição do livro procurar nos endereços abaixo:

CAUA da Rua Monsenhor Coutinho 724. Tel: 33055150;

CAUA da Rua Simão Bolivar 215 - Praça da Saudade - 33055267