CAUA realiza no dia 3 de agosto, abertura oficial das atividades do 2º semestre 2015

Abertura será na Unidade 01, Centro de ManausAbertura será na Unidade 01, Centro de ManausO Centro de Artes da UFAM dá início as suas atividades do 2º semestre com uma abertura oficial rica em apresentações de dança, teatro, música e exposição de obras artísticas. O Evento começa às 15h, na sede do CAUA, localizada na Rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro de Manaus.

Atividades do período 2015/2

Para o segundo semestre de 2015, o CAUA programou diversas atividades. No campo do ensino das Artes, serão ofertados os cursos livres nas áreas das Artes Visuais: desenho e pintura; da Dança: infantil, juvenil, cênica, melhor idade e de salão; da Musica: piano, violino, flauta, violão e canto.

Também serão ministradas oficinas em diversas áreas e linguagens artísticas como Música, Grafite, Mosaico, Animação, Teatro, Dança, Cinema entre muitas outras, que terão como objetivos desde ensinar uma técnica específica, ou mesmo introduzir o discente ao universo artístico da linguagem abordada.

Na produção cultural, estão sendo criados grupos de Dança, Corpos Artísticos, e de Música. Na dança o grupo criado será responsável por reativar o Núcleo Universitário de Dança Contemporânea (NUDAC), que no passado, por muitos anos, fez parte dos quadros do CAUA.

Na música será criado o Coral do CAUA (COROCAUA), a Banda do CAUA, o Grupo de Violão “Meninas do CAUA”, a Orquestra de câmara e de violino, Grupo de jazz “CAUA Convida” e o grupo de flauta “CAUA Flauteando”. Os grupos serão formados por alunos do CAUA, membros da comunidade universitária, e a sociedade em geral, com as audições e seleções acontecendo durante o mês de agosto. A faixa etária para participação nos grupos será de jovens (maiores de 15 anos) e adultos.

Com os grupos formados, serão selecionados os repertório para montagem dos shows e espetáculos que serão ofertados para a sociedade no teatro do CAUA com a reedição do antigo Projeto `CAUA Seis e Meia´. Cada grupo apresentará de um a dois espetáculos ao longo do segundo semestre:

• NUDAC: shows “Tribos” e “Insurreição”.
  • COROCAUA: “Popcanto uma Viagem na Música Popular Regional e Brasileira” e “Historiando o Canto: Um Panorama da História da Música”.
  • Banda do CAUA: “Tons Universais”.
  • Grupo de Violão “Meninas do CAUA”: “Releituras no Violão de Adelson Santos e Chico da Silva”.
  • Orquestra de câmara interpreta“César Guerra-Peixe”
  • Orquestra de violino: “Uma Viagem pela Música Barroca”,
  • Grupo de jazz “CAUA CONVIDA”: “Evolução do Jazz segundo os Instrumentos de Sopro e “Evolução do Jazz segundo as Mulheres”.
  • Grupo de flauta “CAUA Flauteando”: “Amazônia Flauteando” e o “Flauteando Taiwan”.

Para galeria estão programadas cinco exposições até o fim do ano, uma por mês. Serão apresentadas duas exposições com obras do acervo do CAUA, uma dos discentes e outra dos docentes do Curso de Artes Visuais da UFAM, e uma individual, de um artista local.

O CAUA ainda coloca a disposição o seu teatro para apresentações de palestra, música, teatro, dança ou qualquer outra manifestação artística produzida por artistas ou grupos artísticos da comunidade universitária ou da sociedade em geral. Também podem ser solicitadas as salas/atelier para serem ministrados cursos e oficinas.

Quem pode participar dos Cursos?

O CAUA tem como públicos de interesse a comunidade universitária e a sociedade em geral. Existem cursos e oficinas que são ofertados para crianças, jovens e adultos, bem como shows e apresentações para todas as idades. Para agosto já foram matriculados 670 alunos. Os cursos mais procurados são Violão e Violino.

Sobre o CAUA

O Centro de Artes da Universidade do Amazonas se tornou órgão suplementar da UFAM pela portaria nº 894/87 de 29 de Maio de 1987. Muito antes, o CAUA já desenvolvia suas atividades, porém com outro nome: Conservatório Joaquim Franco. Este foi criado e administrado pelo Governo do Estado até 1968, quando foi transferido para Universidade.

Desta forma, a UFAM trouxe para seu contexto o ensino das artes, iniciando efetivamente os trabalhos a partir da Resolução nº 75/70 – Conselho Universitário (Consuni) de 07/08/1970.

Hoje o CAUA tem como missão atuar na promoção da cidadania e desenvolvimento sócio - cultural, assegurando a acessibilidade aos bens culturais por meio do ensino, pesquisa, extensão e fruição no âmbito das artes. Como visão de futuro o CAUA por meio da sua ação social busca ser referência no ensino das artes e difusão cultural na cidade de Manaus. Seu atual diretor é o professor Paulo Roberto Simonetti Barbosa.

O Centro está localizado em dois endereços:

UNIDADE I: Rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro. Telefone: (92) 3305-5150

UNIDADE II: Praça da Saudade. Rua Simão Bolívar, 215, Centro. Telefones: (92) 3305-5250/5270.