Evento apresenta a cidade do futuro

Você gostaria de morar numa cidade inteligente? Onde tudo – transporte, iluminação, segurança, enfim, tudo – esteja conectado à rede? Se a resposta é sim, você vai adorar participar da Feira de Aplicativos do Instituto de Computação (Icomp) que apresentará ao público ideias simples de como facilitar a vida das pessoas nas grandes cidades.

Do aparelho de ar condicionado, passando por vagas nos estacionamentos públicos, até a coleta de lixo da sua casa, tudo acessível em instantes na palma da sua mão. Estas são algumas das ideias inovadoras dos estudantes do IComp que serão expostas na Feira de Aplicativos do instituto, no dia 4 de agosto, das 14h às 18h, na sala 18 do Centro de Convivência da UFAM.

Na VI edição do evento, serão expostos 26 trabalhos, desenvolvidos por estudantes dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação para melhorar a cidade e a vida de seus habitantes.

De acordo com o professor Eduardo Souto, um dos coordenadores da Feira de Apps do Icomp, o evento surgiu como oportunidade para que os alunos apresentassem o material produzido a partir das disciplinas estudadas. “É uma forma de eles mostrarem, através dos aplicativos, os conhecimentos adquiridos dentro das disciplinas”, informa.

Além de conhecimentos básicos de programação, para ter sucesso como desenvolvedor de aplicativos, é preciso muita criatividade. “O aplicativo precisa ser simples e de boa usabilidade”, instrui o professor.

A Feira de Aplicativos é aberta ao público e concederá os participantes. Não é necessário fazer inscrição.

Confira alguns dos Apps da Feira do IComp:

Best Park

A empresa oferece o aplicativo Best Park que tem como proposta tornar fácil a vida de quem quer encontrar vagas de estacionamento no centro das grandes cidades. O Best Park facilita a vida dos usuários mostrando os estacionamentos mais próximos, o número de vagas disponíveis, preços e formas de pagamentos. Chega de perder tempo procurando onde estacionar deixe que o aplicativo Best Park faça isso para você. O sistema foi elaborado com os colaboradores Alan Costa, André Serudo, Bruno Barreto e Tiago Hidalgo. Visite a nossa página:

Look Bus

A empresa UltimaTech Labs traz até você seu mais novo sistema, o Look Bus, uma plataforma que provê benefícios a todos que fazem uso do transporte coletivo. Este aplicativo informa com precisão a localização do seu ônibus assim como o tempo de chegada. Para as empresas de transporte e órgãos governamentais, responsáveis pelo tráfego na cidade, fornecemos estatísticas preciosas como o fluxo de passageiros das linhas, horários de pico, e muito mais. O desenvolvimento do sistema conta com os colaboradores Denys Dionísio Bezerra Silveira, Tiago de Paula Custódio e Wagner Gaspar.

Para conhecer a empresa e obter maiores informações, acesse: http://ultimatechlabs.weebly.com/

Intelli Bin

A empresa Intelli Green apresenta o Intelli Bin, um sistema capaz de reduzir o desperdício de lixo a partir de lixeiras inteligentes capazes de transmitir informações sobre o armazenamento de lixo em tempo real. Com o Intelli Bin é possível otimizar as rotas dos caminhões responsáveis pela coleta seletiva, promovendo uma considerável economia de mão de obra e combustível. A Intelli Bin tem como principal característica o baixíssimo custo de produção e venda, podendo ser utilizada em pontos de coleta seletiva de bairros, fábricas, residências e escolas.

O sistema foi elaborado com os colaboradores Ailton dos Santos, Isaque Vieira, Lajos Neto e Marcel Cunha. Consulte nosso site: http://intelligreen.wix.com/intelli-bin

Lux Innovare - Solarium

A empresa Lux Innovare apresenta seu novo sistema de controle autossustentável de iluminação pública, o Solarium. Hoje dependemos da ligação do cidadão para detectar se teve uma falha, uma lâmpada apagada ou outro problema. Com o Solarium, os postes informam automaticamente a concessionária de energia da ocorrência de alguma falha, agilizando o processo de manutenção e dispensando a necessidade de um cidadão realizar uma chamada para o reparo.

O desenvolvimento do sistema conta com os colaboradores Alef Pereira, Jordan Lima e Thiago Brandão.

Para mais informações acesse nosso site: http://luxinnovare.weebly.com/

Minha tribo

A empresa JKL apresenta seu sistema Minha tribo, aplicativo para auxiliar pessoas a organizar encontros para realizar atividades de interesse comum, a partir das preferências do usuário e localização de aparelhos móveis. Quando o usuário escolhe fazer parte de uma comunidade, se beneficia por ter um ambiente colaborativo com pessoas de interesse similar, e ainda é possível oferecer uma plataforma que vincula propaganda personalizada de acordo com o público-alvo. O desenvolvimento do sistema conta com os colaboradores Jackson Leite, Kevin Takano e Ludymila Lobo.

Site: http://damp-plains-4013.herokuapp.com/