Novo prédio do HUGV pode ter Sistema de Captação de Energia Solar

Prefeito do Campus (à esquerda), e o Superintendente do HUGV (ao centro)Prefeito do Campus (à esquerda), e o Superintendente do HUGV (ao centro)Na manhã desta quarta-feira, 15, o Superintendente do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), Rubem Alves Junior, o prefeito do Campus Universitário da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), professor Atlas Bacellar, e equipe responsável pela obra do novo prédio do HUGV, receberam a visita de representantes da Eletrobrás Amazonas Energia, que vieram verificar a viabilidade da instalação no novo hospital, cuja primeira fase está prevista para ser entregue ainda este ano, de um Sistema de Geração de Energia Baseada no Aproveitamento da Luz Solar.

A iniciativa do Sistema surgiu da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). De acordo com o superintendente do HUGV, Rubem Alves Junior, "esta demanda pode viabilizar em nosso hospital a maior área de painéis solares para produção de energia em prédios públicos no norte do país. Além de representar uma substancial diminuição de custos, tem um impacto positivo nas questões ambiental e de sustentabilidade. Temos inicialmente a possibilidade de até 750 metros quadrados de área a ser utilizada em painéis somente na cobertura, com possibilidade de ampliação posterior".

O engenheiro Geraldo Arruda, coordenador da área de energia solar da Eletrobrás Amazonas, ressaltou que esta é uma visita preliminar, com o objetivo de avaliar a possibilidade de instalação do sistema alternativo de energia.  “Viemos até o HUGV para avaliar se existia possibilidade de instalar um sistema fotovoltaico e nos deparamos com uma grande área disponível para sua instalação”, afirma.

Ainda para o Engenheiro, estão sendo levantadas diversas opções, desde a possibilidade de instalação de um sistema on-grid ,conectado à rede, até um sistema voltado para o atendimento complementar de áreas prioritárias, com armazenamento de energia, em adição aos sistemas complementares já existentes no hospital, dando mais confiabilidade para o fornecimento de energia em locais críticos, como o centro cirúrgico. “São possibilidades a serem estudadas e avaliadas. O certo é que neste hospital se pode instalar um sistema fotovoltaico. Existe área disponível e interesse tanto do HUGV quanto da Eletrobrás em fazer um projeto conjunto”, afirmou.

Por Ascom - HUGV