CONSUNI é convocado para deliberar sobre demandas dos movimentos docentes

Reunião Extraordinária está agendada para a próxima sexta-feira, 3 de julho

A Reitora da Universidade Federal do Amazonas e Presidente do Conselho Universitário (CONSUNI), professora doutora Márcia Perales Mendes Silva, convocou nesta segunda-feira (29) o Conselho Universitário da UFAM para deliberar, no próximo dia 3 de julho, sobre as demandas dos dois movimentos docentes, após a deflagração da greve, no dia 9 de junho.

Das demandas docentes

No dia 10 de junho, após a Assembleia Geral que aprovou a greve na Universidade, a Associação dos Docentes da UFAM (ADUA) protocolizou o Ofício 28/2015, no qual solicita que o CONSUNI delibere sobre a suspensão do calendário acadêmico e, por conseguinte, sejam anuladas as atividades docentes executadas a partir da deflagração da greve.

Seis dias depois, um grupo de docentes que questiona o resultado da Assembleia Geral da ADUA, também protocolizou um ofício solicitando que a Administração Superior indefira o pedido da ADUA e não convoque o CONSUNI.

É a primeira vez que a categoria docente fica formalmente dividida após uma deflagração de greve em Assembleia Geral. O CONSUNI, composto por 51 conselheiros, que representam toda a comunidade universitária e a sociedade civil, terá a tarefa de deliberar sem que os direitos das partes envolvidas sejam desrespeitados.

Para a reitora da UFAM, o CONSUNI precisa, sobretudo, assegurar direitos. “A Administração Superior da UFAM se investe de função pública e institucional, com independência jurídica, política e administrativa em relação aos movimentos docentes, sindicais ou não, razão pela qual a ela cumpre formular tão somente juízo de admissibilidade em relação aos pedidos em tela, a fim de garantir o direito aos dois grupos peticionários de debaterem de forma democrática e civilizada, sobre as questões que envolvem a nossa UFAM, deixando, portanto, de formular juízos referentes ao mérito das duas demandas em questão”, afirmou reitora na Carta Convocatória.

A reunião será realizada no Auditório da Faculdade de Direito, a partir das 8h30 do dia 03 de julho de 2015, sexta-feira.

Confira o documento de Convocação na íntegra.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Novo Documento 3 (1).pdf)Carta Convocatória do CONSUNI[ ]808 kB