Programas de Pós-Graduação abrem inscrições para seleção

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) informa que estão abertas as inscrições para seleção em seis programas de pós-graduação na Universidade, nas áreas de Ciências Exatas, Saúde e Agrárias. Para acessar os editais, acesse o link http://www.propesp.ufam.edu.br/index.php/editais-de-pos-graduacao.

Ciências exatas

O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) abriu inscrições para a seleção de alunos nas seguintes linhas de pesquisa: Banco de Dados e Recuperação de Informação; Inteligência Artificial; Otimização, Algoritmos e Complexidade Computacional; Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos; Sistemas Embarcados e Engenharia de Software; e Visão Computacional e Robótica.

As inscrições começaram no dia 22 de junho e irão até o dia 21 de julho, nos níveis de Mestrado e Doutorado. São oferecidas quinze vagas para o nível de Mestrado e cinco para o nível de Doutorado.

Ciências agrárias

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos (PPGCIPET) também abriu inscrições para a seleção de alunos nas seguintes linhas de pesquisa: Biologia e diversidade de recursos pesqueiros; ecologia de recursos pesqueiros e ambientes; e tecnologias de uso de recursos pesqueiros.

As inscrições vão do dia 23 de junho até o dia 13 de julho de 2015, com cinco vagas para o nível de Mestrado e três vagas para o nível de Doutorado.

Ciências da saúde

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) abriu inscrições para a seleção de alunos nas linhas de pesquisa Processos Psicossociais e Processos Psicológicos e Saúde. Serão oferecidas 18 vagas, no total, sendo seis para a linha 1 e doze para a linha 2. As inscrições começam no dia 29 de junho e irão até o dia 13 de julho de 2015.

Já o Programa de Pós-Graduação em Cirurgia (PPGRACI) abre inscrições para o nível de mestrado profissional nas seguintes linhas de pesquisa: Aspectos econômicos, organizacionais, epidemiológicos e de qualidade de vida na atenção cirúrgica; Desenvolvimento e análise de tecnologias e processos de ensino-aprendizagem em ambientes cirúrgicos; Inovações em cirurgia minimamente invasiva; e Respostas do paciente cirúrgico ao emprego de fármacos, biomateriais e nutrientes.

As inscrições começam também começam no dia 29 de junho e irão até o dia 13 de julho, com vinte vagas, sendo cinco vagas para cada linha de pesquisa.

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) abre inscrições também para o nível de mestrado, nas seguintes linhas: Enfermagem em saúde pública e epidemiologia de doenças na Amazônia; e Educação e tecnologia de enfermagem para o cuidado em saúde a indivíduos e grupos sociais.

As inscrições vão do dia 15 de junho até 10 de julho, com duas vagas para a linha 1 e quatro vagas para a linha 2, todas no nível de mestrado. O curso é feito em parceria com o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará (CCBS/UEPA).

O Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica (PPGIF) também abre inscrições para o nível de doutorado, nas seguintes linhas de pesquisa: Planejamento, pesquisa, síntese e avaliação biológica de produtos naturais e moléculas bioativas; e Desenvolvimento farmacotécnico, analítico e avaliação biofarmacêutica de fármacos e medicamentos. As inscrições vão do dia 22 de junho até o dia 10 de julho, com seis vagas apenas no nível de Doutorado.