Reitoria recebe o Movimento “Estamos em aula na Ufam”

Na tentativa de estabelecer o diálogo e o respeito mútuo entre as partes envolvidas, a Reitora recebeu, nesta terça-feira (23), representantes dos professores que continuam as aulas na Ufam.

A Reitora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) recebeu nesta terça (23), às 15h, na sala de reuniões do Gabinete da Reitoria, integrantes do Movimento “Estamos em Aula na Ufam” para dar continuidade à promoção do diálogo com os dois movimentos que polarizam as ações após a deflagração da Greve, no último dia 9 de junho.

Como fez na reunião do dia anterior, a Reitora da UFAM, professora doutora Márcia Perales Mendes Silva, ressaltou o clima de instabilidade na instituição, após a deflagração da Greve. “Se, de um lado, temos uma Greve deflagrada, do outro, temos um movimento concreto e legítimo de professores que querem garantias de permanecer ministrando aulas”, disse a Reitora. Ela garantiu que, diante do clima que se instalou e dos dois documentos protocolizados no Gabinete, convocará o CONSUNI na próxima semana para examinar as demandas dos documentos.

A Reitora esclareceu que a Administração Superior não pode ignorar a solicitação da ADUA da mesma forma que não pode ser indiferente à demanda de um movimento que oficializa um documento solicitando a continuidade das atividades acadêmicas. Para a professora, a busca do diálogo entre as partes é uma ação da Reitoria com o objetivo de que a reunião do CONSUNI ocorra em um clima de respeito de ambas as partes e que o debate se resuma ao campo das ideias.

“Não cabe ao Vice-Reitor ou à Reitora declarar que apoia um ou outro movimento. A categoria docente está dividida. Os fatos são concretos e encaminhados formalmente à Reitoria. Todas as demandas colocadas serão avaliadas pelo Conselho Universitário, que tem a prerrogativa de discutir tudo o que diz respeito ao funcionamento da instituição. O Conselho não deverá subtrair direitos de uns fazerem greve, nem subtrair os direitos dos que querem continuar trabalhando”, afirmou a reitora.

Em nome dos professores que participam do Movimento “Estamos em aula”, o professor da Faculdade de Medicina, Edson Andrade, manifestou-se em tom conciliador, reconhecendo o direito de quem quiser fazer greve, mas, defendendo o direito dos que querem continuar a trabalhar como legítimo, igualmente aos direitos dos que querem a greve.

A Reitora da UFAM ainda não definiu em qual data ocorrerá a reunião do CONSUNI na semana que vem, mas avalia, que, após as duas reuniões com os dois grupos, há indicações de que o diálogo e o respeito às diferenças serão responsavelmente assegurados na Instituição.