Reitoria e ADUA estabelecem pacto de respeito mútuo

Reitora anuncia  reunião Extraordinária do CONSUNI para a próxima semana

A proposta de diálogo com a ADUA e com os professores que defendem a “Não Greve” foi feita pela Reitoria da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que convidou a ADUA para uma reunião nesta segunda-feira (22) e fará uma reunião amanhã (23) com as lideranças do Movimento “Estamos em Aula”, às 15 h, mesmo horário da reunião realizada hoje.

O encontro desta segunda-feira (22), aconteceu na sala de reuniões da Reitoria. O convite foi feito para a Diretoria da ADUA, mas também compareceram à Reitoria membros do Comando Local Unificado de Greve.

A Reitora, professora doutora Márcia Perales Mendes Silva, iniciou o diálogo informando sobre as negociações das Universidades Federais com o Ministério da Educação e sobre a reunião da Andifes com o MEC, agendada para o próximo dia 07 de julho.

Com relação aos documentos encaminhados à Administração Superior pela ADUA logo após a Assembleia Geral que aprovou a deflagração da greve, a Reitora destacou o momento singular e delicado pelo qual passa a Universidade Federal do Amazonas. “Está evidenciado um clima de instabilidade na instituição; um enfrentamento no campo das ideias. De um lado temos uma greve e, do outro, um movimento concreto de professores que querem continuar ministrando aulas com direitos assegurados para tal. Devemos pensar em como a UFAM vai lidar com esse acontecimento novo, pois ao administrador não cabe ignorar documentos que a ele chegam em caráter oficial. Mas também sabemos que é preciso distensionar o clima instalado para que o CONSUNI tenha condições de refletir e avaliar as proposições com serenidade. Os pedidos dos dois movimentos serão encaminhados  ao CONSUNI e a reunião Extraordinária será realizada na próxima semana”, anunciou a reitora.

O presidente da Associação dos Docentes da UFAM, professor José Alcimar Oliveira, declarou que o movimento grevista de docentes e de Técnicos está unificado. “Viemos como Comando local unificado de greve. Nesse caso, tanto a diretoria da ADUA quanto a do Sintesam comparecem a esta reunião para conhecer a decisão da Reitoria quanto ao ofício encaminhado. Em relação aos docentes que insistem em dar aula, acreditamos que eles apenas criam problemas para a Administração superior, que terá que gerenciar dois calendários acadêmicos”.

Ao final do encontro, ficou pactuado entre a Administração Superior e a ADUA que ambas as partes trabalharão incansavelmente para que as relações e o diálogo respeitoso sejam a tônica entre todos os envolvidos neste momento complexo e delicado para a UFAM.