Primeira captação de órgãos para transplante é realizada no HUGV

Na noite da última quarta-feira, 17 de junho, foi realizada pela primeira vez no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), coordenada pela central de transplantes da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), uma coleta de órgãos para doação, autorizada pela família, em um paciente que veio a óbito.

O Superintendente do HUGV, Rubem Alves da Silva Jr., ressalta o pioneirismo do hospital em atuar na captação de órgãos no Amazonas, segundo a contratualização com a Susam. “Esse é um momento importante para o HUGV, por podermos cumprir mais uma vez nosso papel junto à sociedade. Só temos a agradecer à equipe multiprofissional que atuou em todos os momentos do processo e possibilitou que esta captação fosse bem-sucedida e principalmente, à família que autorizou a doação, pelo seu gesto de desprendimento e solidariedade, que possibilitou que vidas fossem salvas”.Equipe responsável pela captaçãoEquipe responsável pela captação

O cirurgião Fernando Fonseca, que atuou na captação, ressalta que o HUGV é um hospital que possui total capacidade de atuar em mais este serviço à sociedade amazonense. “O HUGV nunca deixou de cumprir o seu papel. Mesmo com dificuldades, sempre teve uma grande contribuição para o SUS e a saúde na Amazônia. É um hospital que tem este perfil de inovação. É o primeiro hospital universitário do Amazonas e ligado à primeira faculdade de medicina do Estado, então ele tem uma tradição de ensino, de formar novos profissionais, e é daqui  que devem nascer os grandes procedimentos, para que eles possam se difundir em nossa sociedade. Quem se beneficia com isso é a população”.  

 

Fonte: Ascom/ HUGV

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable