Nova diretoria da Faculdade de Tecnologia toma posse e prédios são inaugurados

Reitora, professora doutora Márcia Perales, discursa durante solenidade de posseReitora, professora doutora Márcia Perales, discursa durante solenidade de posseA nova diretoria da Faculdade de Tecnologia foi empossada na manhã desta segunda-feira (8) pela Administração Superior.  A Professora do Departamento de Design, Patrícia dos Anjos Braga Sá dos Santos, assumiu a diretoria junto com o professor adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica João Caldas do Lago Neto, integrantes da Chapa 1, ficam à frente da Faculdade de Tecnologia durante o quadriênio 2015-2019 e passam a gerenciar 10 cursos de graduação; 4 cursos de pós-graduação strictu sensu; 117 professores e mais de 1000 alunos.

A nova diretora da Faculdade de Tecnologia ressaltou que o processo eleitoral foi marcante, vez que há doze anos que só havia inscrição de chapa única. “Duas chapas concorreram ao pleito realizado no dia 20 de maio. Ambas colocaram suas propostas de gestão, as quais foram avaliadas pela comunidade. Agradeço aos integrantes da chapa 2, que permitiram que tivéssemos um pleito respaldado pela Ética”.

Ela também detalhou o plano de gestão para a FT. “Nossas propostas estão divididas em alguns eixos temáticos, entre os quais estão o aumento da nota dos cursos de graduação da FT, através de diversas ações planejadas; a intensificação daProfessor  João Caldas do Lago Neto e Professora Patrícia dos Anjos Braga Sá dos Santos, respectivamente vice diretor e diretora da FTProfessor João Caldas do Lago Neto e Professora Patrícia dos Anjos Braga Sá dos Santos, respectivamente vice diretor e diretora da FT humanização dos espaços para que alunos e professores tenham locais mais adequados de estudo e de convivência e maior aproximação com os Centros Acadêmicos e com os cursos de pós-graduação”, declarou a nova diretora.

O Vice-diretor da Faculdade de Tecnologia destacou o entusiasmo para realizar os trabalhos à frente da Faculdade de Tecnologia e elogiou o trabalho realizado ao longo da administração do diretor antecessor, professor Castro à frente da Faculdade de Tecnologia. “Quero destacar o trabalho desempenhado pelo professor Castro. Espero honrar a confiança atribuída a mim e à patrícia. Penso que a FT é uma grande casa  e sei o quão importante é que docentes, técnicos e alunos se unam em tono da melhoria de nosso ambiente de trabalho”.

 

Homenagem

Professor José de Castro Correia foi homenageado pelos colegas dusrante solenidadeProfessor José de Castro Correia foi homenageado pelos colegas dusrante solenidadeO trabalho do professor Castro foi bastante elogiado durante toda a cerimônia de posse da nova administração da Faculdade. Em nome dos docentes, a professora Ellen Barbosa conduziu a homenagem ao ex-diretor. “Agradecemos o empenho, a dedicação,a paciência, a generosidade e, principalmente, a persistência à frente da Faculdade de Tecnologia. As necessidades foram atendidas e as dificuldades superadas. Após quatro anos de gestão, os resultados são visíveis. Parabéns!”, discursou a colega, ao entregar uma placa de homenagem ao professor José de Castro Correia.

Dever cumprido

O professor José de Castro Correia agradeceu a homenagem destacando o apoio dos colegas e da administração superior da Universidade. “É muito bela a nossa missão. Não seria possível tocar a Faculdade de Tecnologia sem o apoio dos colegas. O conselho Departamental foi extremamente importante no desenrolar de questões revestidas de muita complexidade. Agradeço aos alunos pelo auxílio e pela compreensão e à administração superior pela sensibilidade com nossas demandas”, discursou o professor Castro.

O vice-reitor, professor doutor Hedinaldo Narciso Lima, destacou o cenário em que o professor Castro assumiu a direção da FT e felicitou os diretores eleitos para o quadriênio 2015-2019. “Há quatro anos era um momento delicado por estarmos Público acompanhou solenidade de posse no auditório Rio JavariPúblico acompanhou solenidade de posse no auditório Rio Javariimplantando cinco novos cursos na FT e o trabalho do Castro foi além da capacidade técnica. Ele utilizou a capacidade de agregar as pessoas e foi muito competente nisso. Procuramos dar todo o apoio necessário e possível, já que a FT exige maior aporte de recursos, vez que os laboratórios são caros. As demandas são constantes porque queremos sempre crescer. Para a nova administração quero dizer que podem contar sempre com a administração superior. Muito sucesso a todos”.

Após cumprimentar a todos os servidores, gestores da Administração superior e familiares dos empossados, a Reitora, professora doutora Márcia Perales, elogiou a polidez e dedicação do professor Castro e desejou êxito aos diretores recém-empossados. “É necessário que se destaque sempre a forma equilibrada com que o professor Castro conduziu a FT. Agregador, tranquilo e com uma postura de respeito, sempre conseguiu dizer o que pensava sem ofender a quem pensava diferente. O professor Castro foi relator de processos extremamente complexos e polêmicos nos Conselhos Superiores e nunca devolveu nenhum deles, apesar de poder fazê-lo. Por causa disso, os nossos agradecimentos a essa direção, que conseguiu unir a Faculdade de Tecnologia para que as conquistas fossem grandes, sem a preocupação do desafio. Aos novos diretores, eu digo que essa parceria entre a administração superior e os diretores das unidades acadêmicas tem tudo pra ser uma constante na nossa Universidade. Queremos trabalhar juntos com objetivos convergentes, e o maior de todos os nossos objetivos é a UFAM. É isso que nos une, é isso que nos agrega, e é isso que nos faz acreditar que a UFAM pode ser ainda melhor”.https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

 

Inauguração Pavilhões

Descerramento da placa do Pavilhão Ana Socorro Mota de FigueiredoDescerramento da placa do Pavilhão Ana Socorro Mota de FigueiredoAntes da solenidade de posse, dois prédios da Faculdade de Tecnologia foram inaugurados. O primeiro bloco - que recebe o nome do engenheiro Nelson Porto, primeiro professor da Faculdade de Tecnologia e um dos principais nomes na fundação do curso de Engenharia Civil na UFAM - possui três pavimentos, localizado em frente ao Centro de Convivência, possui 28 salas de aula. O segundo bloco recebe o nome da técnico-administrativa Ana Socorro Mota de Figueiredo. Também possui três pavimentos e é destinado às atividades administrativas. O prédio é destinado a comportar a diretoria da Faculdade, sala de professores, secretarias dos cursos, de comissão de concursos, além das salas destinadas aos Centros Acadêmicos.

Durante a inauguração dos blocos, familiares e amigos dos homenageados agradeceram a lembrança. O irmão da servidoraDescerramento da placa de inauguração do Pavilhão Nelson PortoDescerramento da placa de inauguração do Pavilhão Nelson Porto Ana Socorro Mota de Figueiredo, senhor José Lopo, leu o memorial da homenageada e frisou a dedicação, a generosidade e a postura divertida da irmã diante da vida.  Quanto ao professor Nelson Porto, a trajetória acadêmica e política foi lembrada. “Ele pretendia ficar três meses em Manaus e ficou até o fim da vida”. Emocionados, um ex- aluno e a filha do homenageado, Flávia Porto, professora da Faculdade de Direito, também enalteceram  a homenagem.

A reitora da Ufam destacou que a homenagem é uma forma de reconhecer publicamente a participação decisiva dos homenageados na construção da UFAM. “Nós estamos fazendo o que deveria acontecer de forma cotidiana. Recentemente, nós estivemos em Itacoatiara para inaugurar a Memorália Moysés Israel, o qual doou algumas terras para a Universidade para que funcionasse o campus de Itacoatiara, e lá foi feita uma espécie de retrospectiva dos 80 anos de vida dele, com a presença dele, como uma forma de preservar a imagem de uma pessoa muito importante para a UFAM. Aqui nós tivemos a mesma oportunidade, mas sem a presença dos homenageados. Mas nós contamos com tudo o que eles representaram e representam para nós. Quando nós descerramos as placas, pudemos ouvir e ver as manifestações de como nossos Faculdade de Tecnologia - Pavilhão Nelson PortoFaculdade de Tecnologia - Pavilhão Nelson Portohomenageados se colocaram e a contribuição que eles deram, vejo que é um exemplo para todos nós, não porque nós, ao fazermos aquilo que devemos fazer, esperemos reconhecimento. Mas quando o reconhecimento vem, ele é muito bem-vindo, e ele faz muito bem a todos aqueles que viram e acompanharam e reconhecem o valor daquelas pessoas para a sociedade e para a nossa instituição. Estamos dizendo publicamente “muito obrigado pela sua dedicação”, “muito obrigado por contribuir com a UFAM, que jamais pode ser pensada sem a colaboração de todos” discursou a reitora.

Com a reelaboração dos espaços na FTfoi possível a instalação de laboratórios e um novo arranjo de salas de salas, agora capacidade ampliada, abrigando até 120 alunos. Sobre os laboratórios existentes na faculdade de Tecnologia, 11 foram instalados com verbas de programa do governo federal, recebendo alunos de diversos cursos tecnológicas da UFAM e das Ciências Exatas (ICE).  

 

 

 

 

Notícias relacionadas:

UFAM inaugura dois blocos na Faculdade de Tecnologia com nova gestão


 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable