UFAM se torna Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras

A Universidade Federal do Amazonas passará a integrar a rede de instituições que oferecem cursos presenciais do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Os cursos preparam o aluno para se comunicar na língua no âmbito acadêmico. Em 2015, serão ofertadas turmas para Inglês, posteriormente, serão abertas turmas de espanhol, francês e português para estrangeiros.

Desde 2013, a Ufam faz parte do IsF como centro aplicador do teste Toefl ITP (Test of English as a Foreign Language – Integral Transformative Practice), voltado exclusivamente para brasileiros para avaliação dos conhecimentos dos candidatos. A partir deste ano, a Instituição será uma das 63 universidades federais a tornar-se Núcleo de Línguas (NucLi), oferecendo, além dos testes, os cursos presenciais preparatórios para o Toefl ITP para a comunidade acadêmica.

Profa. Marta Monteiro, Gestora Administrativa do IsF na Ufam com o material didático doado pela Embaixada Norte Americana no Brasil.Profa. Marta Monteiro, Gestora Administrativa do IsF na Ufam com o material didático doado pela Embaixada Norte Americana no Brasil.Para o curso de inglês, serão disponibilizadas 12 turmas organizadas conforme a necessidade dos estudantes. Para participar é preciso possuir vínculo com a Universidade, como aluno ou profissional, e fazer o Toefl ITP. Segundo a Gestora Administrativa do idiomas sem Fronteiras na Ufam  e coordenadora pedagógica do curso de inglês, professora Marta Monteiro, o novo setor é voltado para atender as necessidades acadêmicas de comunicação em outra língua, como por exemplo, habilidades orais, leitura e escrita para fins acadêmicos.

Inscrições abertas para o TOEFL

Até 24 de junho, o NucLi Ufam realiza inscrições para o Toefl ITP. O exame é necessário para o ingresso no curso de inglês do IsF e também para quem deseja participar do Programa Ciências sem Fronteiras (CsF). A aplicação do teste será no dia 26 deste mês. Para efetuar a inscrição, basta acessar a página do programa.

A inscrição torna o candidato obrigado a realizar o teste. Caso não compareça ao local de prova, o inscrito ficará seis meses sem poder efetuar novo exame.

Sobre o Programa Idiomas sem Fronteiras

O Programa teve início em 2013 com o Inglês sem Fronteiras e se expandiu em 2014 oferecendo cursos de francês. Para 2015, o programa prepara a oferta de cursos de espanhol, italiano, japonês, mandarim e português para estrangeiros.

Nos dias 1º e 2 de junho, a coordenadora do programa do Ministério da Educação (MEC), Denise Lima, reuniu os gestores dos NucLi no VI Encontro Nacional do Programa Idiomas sem Fronteiras (Inglês), em Brasília, para um balanço das ações realizadas. Segundo as informações dadas, até maio de 2015, o programa ofertou 169.481 vagas para todo o país. Mais de 100 mil pessoas se inscreveram nas modalidades oferecidas.