Alunos da UFAM vencem a maior competição da área de Comunicação no Brasil

Em diferentes categorias e modalidades, cerca de 40 alunos da UFAM ganharam 17 prêmios na etapa regional da XXII Exposição Nacional de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). Ocorrida no XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte (Intercom Norte), a etapa regional é classificatória para a etapa nacional, que acontecerá no 38º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional), entre os dias 3 e 7 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

A premiação ocorreu no neste sábado (30), no Teatro Maria Hercília Tribuzy, do Centro Universitário do Norte (Uninorte Laureate), em Manaus. Os alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas do campus Manaus e de Jornalismo do campus Parintins venceram em categorias como Produção Transdisciplinar, Rádio, TV e Internet, Relações Públicas e Jornalismo. A UFAM também recebeu um prêmio por ter sido a instituição que mais indicou trabalhos para a Expocom. 27 trabalhos da Universidade foram indicados para a competição.

Além dos prêmios dos estudantes, o professor Walmir de Albuquerque Barbosa, representado pelo professor João Bosco Ferreira, coordenador do curso de Jornalismo da UFAM, campus Manaus, recebeu o prêmio de Pioneiro em Estudos de Folkcomunicação no Brasil. Barbosa, atualmente professor aposentado da UFAM e ex-reitor da Universidade, foi o primeiro pesquisador da área de Comunicação a escrever uma dissertação de mestrado sobre o tema no país, falando sobre comunicação e folclore amazônico.

Satisfação

Da esquerda para a direita: professor Allan Rodrigues, Diretor Regional Norte da Intercom e professor da UFAM; professor João Bosco Ferreira, coordenador do curso de Jornalismo; e professora Edilene Mafra, coordenadora do Intercom Norte 2015Da esquerda para a direita: professor Allan Rodrigues, Diretor Regional Norte da Intercom e professor da UFAM; professor João Bosco Ferreira, coordenador do curso de Jornalismo; e professora Edilene Mafra, coordenadora do Intercom Norte 2015Para o professor João Bosco, foi uma honra ter recebido o prêmio em nome do professor Walmir. “Tive a honra de ser aluno do professor Walmir no mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia, além de ter sido seu colega de docência. É mais do que uma satisfação representar esse grande nome da Comunicação no Amazonas”, afirmou o professor.

O professor Bosco, como é chamado carinhosamente pelos seus alunos, afirma que o Intercom e a premiação da Expocom são coisas que combinam com a vibração dos alunos que participam do evento. “Muitas vezes, quando nos vêm à mente um evento acadêmico, achamos que é muito chato. Com o Intercom, é diferente. Existe uma aura festiva durante todo o evento”, ressalta o coordenador.

Ainda na visão do professor, a UFAM ter ganho 17 prêmios é uma vitória de todos, tanto docentes quanto alunos. “É gratificante ver a produção intelectual da Universidade crescendo. Isso demonstra que estamos chegando ao nosso alvo, que é ser uma Instituição de excelência”, destaca Bosco.

Dever cumprido

Da esquerda para a direita: professor Allan Rodrigues, chefe do Departamento de Comunicação Social da UFAM; alunas Priscila Rosas e Thaíse Rocha; e professor João Bosco Ferreira, coordenador do curso de Jornalismo do campus ManausDa esquerda para a direita: professor Allan Rodrigues, chefe do Departamento de Comunicação Social da UFAM; alunas Priscila Rosas e Thaíse Rocha; e professor João Bosco Ferreira, coordenador do curso de Jornalismo do campus ManausA aluna Priscila Rosas, do 7° período do curso de Jornalismo do campus Manaus, venceu na categoria Jornalismo, modalidade “Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em áudio e rádio”, com o trabalho “Os Ofícios da Morte”. O trabalho, um audiodocumentário, retratou a vida de pessoas que trabalham diretamente com a morte, como coveiros, tanatopraxistas, entre outras profissões.

Para Priscila, o desafio foi grande. Ela teve que desconstruir paradigmas para poder construir o trabalho e quebrar tabus. “A morte é cheia de tabus, e nós fomos atrás de representantes que falassem que a morte não dá tanto medo assim. Essas pessoas, infelizmente, sofrem preconceito por causa da sua profissão por estarem à margem da sociedade”, ressalta a aluna.

Priscila conta que é a primeira vez que ela vai para o Intercom Nacional. “Estou ansiosa demais! Quero saber logo quem são os meus concorrentes, se são trabalhos bons, e se nós temos mesmo chance de concorrer e vencer. A expectativa é muito grande!”, afirma a finalista.

Aprendizado para a vida

Prof. João Bosco Ferreira e a graduada Swennya Azevedo, uma das vencedoras da noiteProf. João Bosco Ferreira e a graduada Swennya Azevedo, uma das vencedoras da noiteOutra aluna que também venceu a etapa regional da Expocom foi Swennya Azevedo, recém-graduada em Relações Públicas pela UFAM. Swennya, ex-integrante do Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social da UFAM (PETCOM/UFAM), venceu na categoria Relações Públicas, modalidade “Produto de comunicação institucional digital”, com o trabalho “Revista Comunicadores: edição comemorativa dos 100 anos de Relações Públicas no Brasil”.

A aluna conta que para desenvolver o trabalho, fez uma pesquisa bibliográfica, e a partir disso, desenvolveu um vídeo em linha do tempo que se tornou a parte editorial da revista. Swennya também dividiu as editorias em profissionais de Relações Públicas (RRPP) que já estão no mercado de trabalho, professores que estão na graduação, mestrado e doutorado, e alunos da nova geração do curso. A graduada também incluiu uma discussão com profissionais de RRPP sobre a abertura do Conselho Federal de Relações Públicas (Conferp) para profissionais de outras áreas.

Swennya já é veterana de Expocom. A aluna venceu também na etapa nacional da XXI Expocom, que aconteceu no ano de 2014, na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Para ela, a etapa nacional é sempre mais complicada. “Eu já vi como é concorrer nacionalmente, já que são faculdades renomadas de todo o país. Graças a Deus, o meu trabalho está bom. Estou na expectativa, mas estou confiante pra vencer!”, finalizou a aluna.

Sobre a Intercom e a Expocom

Fundada em 1977, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. A entidade estimula o desenvolvimento de produção científica não apenas entre mestres e doutores, como também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos pela entidade. Anualmente, a Intercom promove cinco congressos regionais e um congresso nacional.

A Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) é uma exposição e um prêmio destinados aos melhores trabalhos experimentais exclusivamente produzidos por alunos no âmbito da área de Comunicação. As etapas regionais, que acontecem nos congressos regionais, são classificatórias para a etapa nacional. Se um trabalho vence na etapa regional, automaticamente, está apto para concorrer na etapa nacional.

Confira os trabalhos da UFAM que concorrerão na etapa nacional da Expocom

Categoria Cinema e Audiovisual

Filme de não ficção/documentário: Documentário: A batalha que não escolhemos - Parintins

Roteiro de ficção: Fé e Cura: A Comunicação Popular das Benzedeiras de Parintins - Parintins

Ficção em vídeo e tele: Haximu – Manaus

Categoria Relações Públicas

Pesquisa em Relações Públicas: Jornal Mural Expresso: pesquisa de opinião sobre as percepções dos públicos de interesse - Manaus

Projeto de assessoria de comunicação para o Terceiro Setor:Projeto de Comunicação para o Educandário Gustavo Capanema – Manaus

Produto de comunicação institucional impresso: Anúncio Institucional: Organização das Cooperativas do Brasil – Manaus

Produto de comunicação institucional digital: Revista Comunicadores: edição comemorativa dos 100 anos de Relações Públicas no Brasil – Manaus

Categoria Produção Transdisciplinar

Edição de livro: E-reportagens – Parintins

Ensaio fotográfico artístico: Ensaio Fotográfico: Sem Cor – Parintins

Fotonovela: Mito Moderno da Natureza Intocada – Manaus

Roteiro de games:Jornada Amazônica – Manaus

Revista customizada: Revista Cenário – Manaus

Categoria Jornalismo

Reportagem em Telejornalismo: Acidentes de Trânsito em Parintins – Parintins

Livro-reportagem: Telejornalismo na Amazônia: livro-reportagem perfil de veículos e profissionais – Manaus

Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em áudio e rádio: Ofícios da Morte – Manaus

Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão: Documentário: Índios Urbanos - Parintins

Com fotos da assessoria de imprensa do evento.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable