Ufam inaugura Memorália Moysés Benarrós Israel

O homenageado doou, na década de 1990, o terreno que permitiu que a Ufam se instalasse permanentemente em Itacoatiara

 

À esq: Doutor Moysés Israel e reitora Márcia Perales, À dir: Prof. Fábio Ferreira e Desemb. José dos Santos Braga À esq: Doutor Moysés Israel e reitora Márcia Perales, À dir: Prof. Fábio Ferreira e Desemb. José dos Santos Braga Mais de cem itens compõem a Memorália inaugurada na manhã do último sábado, 30 de maio. No acervo estão fotos de comemorações de aniversários, diplomas de sócio benemérito; medalhas do mérito educacional e demais cumprimentos dos ramos empresarial e cultural.

 
A Memorália, antiga residência do homenageado, foi convertida num espaço cultural em reconhecimento às ações benemerentes do empreendedor Moyses Israel e é mais uma forma de a Universidade Federal do Amazonas agradecer ao homenageado a generosidade por ter doado a propriedade, na década de 90, para que a UFAM pudesse abrigar seus cursos e fixar-se permanentemente em Itacoatiara.


Memorália Moysés IsraelMemorália Moysés IsraelCompuseram a mesa de honra da solenidade a reitora da Ufam, professora doutora Márcia Perales; o membro do Conselho Diretor da Fundação Universidade do Amazonas, desembargador José dos Santos Pereira Braga; o diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, professor doutor Fábio Ferreira; a acadêmica Rosa Brito, da Academia Amazonense de Letras e o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, senhor Athaides Felix.

Bastante aplaudido, o homenageado foi conduzido à mesa de honra pelo professor doutor Cícero Cavalcante, pProfessor Cícero (direita), primeiro diretor do ICET, conduz homenageado para a mesa de honraProfessor Cícero (direita), primeiro diretor do ICET, conduz homenageado para a mesa de honrarimeiro diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara. Durante seu discurso, o homenageado registrou a colaboração de amigos ao longo de sua bem-sucedida trajetória empresarial e destacou que o espaço é mais uma forma de reafirmar seu compromisso com a educação dos jovens.
“Os senhores encontrarão naquelas paredes algumas reminiscências da minha vida; algumas respostas para estudantes e o meu amor por Itacoatiara. Agradeço aos amigos que compareceram a este ato no qual renovo o meu compromisso de trabalho com a educação dos jovens”, disse ele.

Representando a Academia Amazonense de Letras (AAL), a professora doutora Rosa Mendonça de Brito, destacou que o homenageado foi o primeiro a receber a medalha cultural Péricles Moraes, concedida pela Academia a partir de 2004. “Ao instituir a medalha Péricles  Moraes, a Academia Amazonense de Letras, por unanimidade de seus membros, conferiu a honraria a Moyses Israel por ser ele a síntese de tantas vocações. Foi ele o primeiro a agasalhar no peito o reconhecimento da quase centenária instituição que abriga uma longa história de serviços à sociedade amazonense. Moyses Israel sempre se distinguiu nos negócios em prol do desenvolvimento do Estado do Amazonas; notabilizou-se também pelo prestígio e apoio a todos os campos da erudição humana. A academia, associa-se, pois, rejubilada, às homenagens que nossa Ufam presta a esse espírito devotado ao bem. Guarde, doutor Moyses, no seu generoso coração, o reconhecimento da Casa de Adriano Jorge”, discursou a acadêmica.

Prof. Fábio Ferreira, diretor do Icet, ressaltou o apreço do homenageado pela UfamProf. Fábio Ferreira, diretor do Icet, ressaltou o apreço do homenageado pela UfamO Diretor do ICET, professor doutor Fábio Ferreira, destacou que conhece o homenageado há quase cinco anos e, que nesse tempo, percebeu o quanto o homenageado se notabiliza por ajudar aqueles que se envolvem com a educação, em especial a Universidade Federal do Amazonas. “A Memorália vai  oportunizar à sociedade  conhecer melhor a história do Senhor Moisés e tudo o que ele tem feito pela Universidade Federal do Amazonas. Todos os senhores vão  conferir essa história de vida bonita de uma pessoa que sempre faz questão de dar importância às pessoas que estão ao seu lado e que contribuíram com o estado, com a região. Ele sempre conversa sobre o desejo de ter se tornado químico industrial. Quero dizer a ele que, embora ele não tenha se tornado químico industrial, foi ele que oportunizou, como empreendedor, a formação de tantos químicos industriais em nosso Estado. Inclusive, na próxima semana, o ICET de Itacoatiara forma mais treze profissionais na área e agradecemos seu intenso envolvimento com a educação. Muito obrigado pelo incentivo que o senhor tem dado a este estado e à Universidade Federal do Amazonas”, disse o diretor.


Reitora confere o acervo da Memorália acompanhada do homenageadoReitora confere o acervo da Memorália acompanhada do homenageadoIntegrante do Conselho Diretor da Fundação Universidade do Amazonas, o desembargador José dos Santos Pereira Braga elogiou a dedicação do senhor Moyses Israel à Itacoatiara. “Conduzidos pelas mãos e sensibilidade da reitora Márcia Perales, estamos em Itacoatiara sob as bênçãos de Nossa Senhora do Rosário para celebrar a vida. Abracemos a cidade. As cidades não são apenas sua geografia, o espaço em que se erguem, mas possuem o espírito vivo que lhes dá significação. A alma de uma cidade é a sua gente, que nela realiza o milagre da vida. As cidades são também as instituições políticas, educacionais, culturais que, servindo as pessoas, participam de seu destino. A cidade onde vivemos nos faz o que somos. Nela realizamos todo o nosso aprendizado, potencializamos os dons e construímos a nossa visão particular de mundo. Sonhamos e sofremos. A cidade nos iguala e, ao mesmo tempo, nos singulariza. Somos, em certa medida, a fisionomia de nossa cidade. A Universidade Federal do Amazonas, integrada aos destinos desta terra desde 1990, presta hoje um tributo de reconhecimento a este homem de pensamento e ação, a este entusiasta do ensino e do ramo empresarial. Receba, Senhor Moisés, as homenagens justas e intraduzíveis”

O presidente em exercício da FIEAM discursou em nome dos empresários presentes na solenidade. “Em nome da FIEAM, digo que não por acaso ele é líder empresarial, fundador e conselheiro master da FIEAM. Elegante no trato com as pessoas, ele também nos revela o amor incondicional pelo conhecimento, pela ciência e por Itacoatiara. Um exemplo inspirador para as futuras gerações, reconhecido por nunca medir esforço para iniciativas. Em resumo, aquele que ensina o que pode, merece, com certeza, o salário da paz”.

Reitora destaca trajetória de sucesso de Moysés IsraelReitora destaca trajetória de sucesso de Moysés IsraelA reitora da Universidade Federal do Amazonas, professora Márcia Perales, destacou a importância da homenagem ao senhor Moisés com a presença dele, por ele poder fazer a leitura de quão grata a Universidade é pelos investimentos dele em Educação e cidadania. "É uma satisfação muito grande para a Universidade este momento. Quero agradecer a todos os que estão aqui e parabenizá-los pela ação global que se realiza pela primeira vez no município. Esta homenagem foi pensada e planejada com muito carinho para o senhor Moisés Israel para que todos possam conhecer e tornar pública a história de uma vida dedicada a causas muito importantes. Todo o processo de interiorização da UFAM se dá nos últimos dez anos. Não que não estivéssemos no interior, mas era um formato diferenciado. Aqui em Itacoatiara temos um número maior de graduação. Tudo isso o que os senhores vêem só foi possível pela união de muitas pessoas em torno do nosso maior patrimônio, termo cunhado pelo senhor Moyses Israel. É isso que faz com que uma homenagem como essa seja para nós motivo de muito orgulho, na presença do homenageado. Fico eu a imaginar se a UFAM tivesse em cada campus implantado um Moyses Israel para nos ajudar. Pela visão que tem em relação à educação, da convicção que tem em relação ao futuro e a postura extremamente generosa em relação à UFAM. Queremos, senhor Moisés, tornar público nosso reconhecimento. Saiba que na construção desse campus está a sua impressão digital. Receba isso de uma forma humilde, porque é do conhecimento de todos sua postura humilde, mas também receba com muito orgulho por tudo o que o senhor fez e por tudo o que o senhor ainda tem feito por essa universidade e por esta cidade".

Após os discursos, todos os presentes se dirigiram à Memorália para o descerramento da placa de inauguração e do Marco zero do ICET Itacoatiara.
UFAM na Ação global em ItacoatiaraUFAM na Ação global em Itacoatiara
 Durante a solenidade também foi descerrada a placa da Fazenda Cacaia Grande, marco zero do ICET Itacoatiara. Durante a solenidade também foi descerrada a placa da Fazenda Cacaia Grande, marco zero do ICET Itacoatiara.Área interna da Memorália Área interna da Memorália

Homenagem de crianças a Moyses Israel compõem acervo da MemoráliaHomenagem de crianças a Moyses Israel compõem acervo da Memorália   Professora Rosa e desembargador José Braga recebem doutor Moyses IsraelProfessora Rosa e desembargador José Braga recebem doutor Moyses Israel  Lateral personalizada da MemoráliaLateral personalizada da Memorália


 

 

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable