Comitiva conhece particularidades da educação superior no Amazonas

Interiorização da Ufam foi destaqueInteriorização da Ufam foi destaque

Os avanços e desafios da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foram abordados em palestra proferida pela reitora, professora Márcia Perales, à delegação de embaixadores da União Europeia em visita ao Amazonas. Além da Ufam, outras instituições de ensino, pesquisa e do setor produtivo expuseram suas atividades aos visitantes. O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira, 29, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).

A interiorização da Universidade foi apresentada como a principal conquista da Instituição nos últimos dez anos. A reitora destacou os esforços envidados para instalar e manter as cinco unidades permanentes da Ufam nos municípios de Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Humaitá e Parintins a fim de proporcionar aos estudantes desses municípios e áreas próximas formação superior pública e de qualidade. Para Márcia Perales, medidas como essa são exemplos do compromisso da Ufam com a realidade social do Amazonas. “É assim que a Universidade trabalha. Estamos sempre buscando o aprimoramento do ponto de vista do conhecimento científico, técnico, mas com um link direto com o compromisso que temos com a sociedade”, frisou a reitora.

Palestras apresentaram o Estado sob diferentes aspectosPalestras apresentaram o Estado sob diferentes aspectosOutro avanço indicado pela gestora foi a qualificação dos professores da Universidade. De acordo com a professora, dos 1.261 doutores existentes no Amazonas (fonte: CNPq), mais de 60% deles integram o corpo docente da Ufam.

Entre os desafios a serem enfrentados, a gestora apontou o de fazer da Ufam a instituição de referência acadêmica mundial em relação às questões amazônicas. Intensificar as ações voltadas para a internacionalização e priorizar políticas de melhoria dos cursos de graduação e pós-graduação também foram citados pela reitora como temas prioritários para a Academia. “Nós estamos trabalhando para conhecer cada vez mais a nossa região, mas sem perder a dimensão nacional e com o mundo. Sempre olhando essa região como estratégica”, declarou.

Internacionalização é uma das metas para próximos anosInternacionalização é uma das metas para próximos anosNa avaliação da reitora, a visita da comitiva ao Amazonas e à Ufam foi positiva por permitir o contato mais próximo dos representantes da União Europeia com a Universidade, o que não só contribui para o fortalecimento das relações já firmadas, como também, estabelece novas oportunidades de diálogo com países até aqui distantes. “Nós vamos continuar conversando com as embaixadas, procurando interesses convergentes para que hajam desdobramentos desses encontros”, revelou.

Diálogo para novas parcerias foi iniciadoDiálogo para novas parcerias foi iniciadoParticiparam também do encontro na Fieam o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Gustavo Igrejas, o vice-presidente da Fieam,  Nelson Azevedo, o secretário de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Thomaz Nogueira, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), Luiz Renato de França e o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa.

A delegação da União Europeia é formada por embaixadores da Alemanha, Áustria, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, Hungria, Irlanda, Letônia, Países Baixos, Portugal, República Tcheca, Romênia e Suécia, além de Ana Paula Zacarias, embaixadora-chefe da UE no Brasil e representantes da França e Reino Unido.