Parcerias em áreas prioritárias foram pauta principal

Futuras Parcerias é objetivo da visitaFuturas Parcerias é objetivo da visitaA Universidade Federal do Amazonas recebeu na manhã desta quinta-feira, 28, a visita da comitiva de embaixadores da União Europeia (UE) no Brasil. O objetivo do evento é estreitar os laços entre a UFAM e os países membros da UE para o estabelecimento de futuras parcerias. O encontro ocorreu no auditório Samaúma, da Faculdade de Ciências Agrárias, no setor Sul do campus universitário.

Em visita oficial ao Amazonas, 17 embaixadores da UE estiveram na Universidade para conversar com a comunidade acadêmica da Ufam sobre o trabalho desenvolvido por ambos os grupos e áreas de interesse comum.

A reitora da Ufam, professora Márcia Perales, deu as boas vindas à delegação e fez uma breve apresentação da Universidade. A gestora ressaltou o papel da Ufam como instituição pública de ensino superior para o desenvolvimento do Estado. “A Universidade tem o compromisso explícito com o exercício da cidadania que deve ser acompanhado da competência técnica, da pesquisa científica e, juntos, nós buscamos a excelência acadêmica com o compromisso social”, salientou.

A gestora destacou ainda a importância de a Universidade realizar ações em conjunto com outras instituições para fortalecer a educação como bem público e como mola propulsora do desenvolvimento. “As parcerias são estratégicas porque com elas nós podemos realizar muito daquilo que muitas vezes, sozinhos, não conseguimos”, disse.

Presentes apresentam áreas de interesse comumPresentes apresentam áreas de interesse comumProfessora Márcia apontou que áreas que tratem da questão ambiental, tecnologia, computação, comunição e educação são prioritárias para a criação de projetos em conjunto com a União Europeia.

A chefe da delegação europeia, embaixadora Ana Paula Zacarias, ressaltou que Brasil tem crescido no contexto internacional e tornou-se uma significativa área de investimento dos países europeus. Segundo a embaixadora, a UE é o principal parceiro comercial do país. Ela defendeu a interação entre os países como forma de contribuir para o desenvolvimento mútuo e estabelecimento da paz no mundo.

Ana Paula apresentou também áreas estratégicas para os membros da UE. Nanotecnologia, gestão de recursos hídricos e florestais e de direitos humanos foram alguns exemplos citados pela chefe da comitiva europeia.

Embaixadores esclarecem dúvidas dos presentesEmbaixadores esclarecem dúvidas dos presentesOs visitantes e os membros da comunidade acadêmica puderam trocar informações sobre temas de interesse tanto com respeito à Universidade quanto a possibilidade de parcerias com instituições dos países da UE.

Na sexta-feira, 29, a reitora da Ufam proferirá palestra sobre as principais atividades da Instituição e seus desafios para a comitiva no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), na avenida Joaquim Nabuco, Centro. Na ocasião, outros órgãos locais, como o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) também se apresentarão para os embaixadores.

Visita da Comitiva ao Amazonas

A presença da delegação europeia no Estado faz parte das comemorações do Dia da Europa (9 de maio), quando o grupo que atua no Brasil costuma  visitar um estado brasileiro para aprofundar conhecimentos sobre ele, bem como estabelecer acordos e parcerias com instituições locais.