Grande público marca abertura do I Congresso de Direito Público da UFAM em parceria com TCE-AM

Coral e Orquestra foram atração cultural da abertura do evento Coral e Orquestra foram atração cultural da abertura do evento

A Universidade Federal do Amazonas iniciou, na noite desta segunda-feira, 25 de maio, a programação do I Congresso em Direito Público, em parceria com Tribunal de Contas do Estado. A abertura se deu no auditório Eulálio Chaves, no setor Sul da Instituição, com a presença de acadêmicas de diversos cursos, especialmente do Direito, de universidades públicas e privadas do Amazonas.
 
Na apresentação cultural de abertura, o Coral Vozes da UFAM interpretou canções regionais e da Música Popular Brasileira (MPB), com o apoio da orquestra regida pelo maestro Adelson Santos, com saxofonista, violinista, flautista, contrabaixista, percussionistas, tecladista e violonista. 
 
No primeiro dia do evento, palestraram o advogado e professor pós-doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra, Paulo Lobo Saraiva, que abordou o tema "Os aspectos constitucionais do controle popular da Administração Pública" e o procurador da Advocacia Geral da União, André Petzhold Dias, que falou da "Advocacia Geral da União e o Controle Popular da Administração Pública".
 
À mesa de abertura, o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Lucídio Rocha, representando a reitora da Universidade, professora Márcia Perales, disse que a iniciativa em parceria com o TCE renova e estabelece pontes para que a Universidade desenvolva o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, enriquecendo as vivencias daqueles que fazem e dos que não fazem parte do ambiente acadêmico. 
 
"O assunto trazido ao debate é de grande importância para a melhoria dos serviços que prestamos aos públicos interno e externo. Mais do que isso, é uma forma de demonstrar nosso compromisso com a sociedade, quando demonstramos estar voltados a qualidade das informações que prestamos e ações as quais promovemos. A UFAM se coloca como instância permanente para discutir o que for de demanda consensual da sociedade", garantiu.  
 
Além do pró-reitor, encontravam-se na abertura da solenidade de abertura, o diretor da Faculdade de Direito, professor Sebastião Marcelice, o vice-diretor da Faculdade de Direito, professor Carlos Alberto Moraes Ramos Filho, o subchefe da FD, professor Adriano Fernandes, do Departamento de Direito e o representante do TCE-AM, Arlesson Aroeira. Este último reafirmou o compromisso do Tribunal com a postura da transparência, a qual deve ser seguida por qualquer instituição pública. 
 

Mesa do Congresso teve representantes institucionais, frisando importância da transparência  Mesa do Congresso teve representantes institucionais, frisando importância da transparência

"Todos os órgãos são obrigados a publicar documentos de caráter público e também devem qualificar seu quadro funcional para lidar com essa demanda a contento. Sei que a Universidade o está fazendo, capacitando os seus", frisou ele, falando em nome do presidente do TCE-AM, conselheiro Josué Cláudio de Souza Filho e conselheiro, Érico Desterro, que também ocupa o cargo de professor da UFAM.   
 
O diretor da Faculdade de Direito, professor Sebastião Marcelice, destacou que a Faculdade está cada vez mais ampliando sua atuação, firmando parcerias e fortalecendo iniciativas. 
 
"Neste momento, além de recebermos acadêmicos da Universidade Federal do Amazonas, também recebemos alunos de outras instituições e ainda trabalharemos frente à qualificação de servidores públicos da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), Secretaria de Justiça do Estado do Amazonas, Assembleia Legislativa do Amazonas (Sejus/AM) e da própria UFAM", explicou. 
 
Para a programação do evento, que acontece até o dia 27 de maio, estão organizadas outras palestras, oficina de Elaboração de Projeto Base e apresentação de 36 Comunicações Orais. 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable