Reitora faz apresentação na sede da FIEAM

Durante aproximadamente três horas, a reitora da Universidade Federal do Amazonas, professora doutora Márcia Perales, apresentou aos empresários da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) a estrutura da Universidade, os investimentos realizados ao longo de sua gestão e os desafios institucionais.

Ela estava acompanhada de Pró-reitores, diretores e assessores. No momento em que apresentava o andamento das obras das novas instalações do Hospital Universitário Getúlio Vargas, ela destacou o empenho da equipe do hospital que se mantém como uma das principais referências no atendimento de excelência à população e anunciou a inauguração da primeira etapa da obra para o mês de outubro . “Sabemos que as condições de atender enquanto se constrói não são as ideais, mas também sabemos que os atendimentos não poderiam parar para que a população não ficasse prejudicada. Ficamos muito felizes com os resultados de uma pesquisa recentemente realizada, a qual apontou altos índices de satisfação com o atendimento, mais de 80% e a recomendação dos nossos serviços a algum parente passou de 90%. Isso nos anima e nos dá o recado de que estamos no caminho certo, de que a equipe é muito dedicada, com espírito de serviço. A inauguração da primeira etapa da obra está marcada para outubro, ainda não definimos a data, mas será em outubro”, ressaltou a reitora.

Ela também anunciou investimentos de mais de 13 milhões de reais para a implantação do curso de Medicina em Coari. “Este é um grande desafio que a Universidade abraçou com muita determinação. Sabemos que enfrentaremos algumas dificuldades como as relacionadas à fixação de recursos humanos no município, mas estamos confiantes de que teremos êxito”, afirmou.

Memorália Moisés Israel

Outro anúncio foi com relação à inauguração, no município de Itacoatiara, da Memorália Moisés Israel,  a ser realizada no próximo dia 30 de maio. O empreendedor, que doou o terreno em que hoje funciona o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara, estava presente na reunião e foi bastante aplaudido. “Estamos felizes em homenagear alguém que contribuiu tanto com a educação superior. Ele também é o autor da denominação da Ufam como o nosso maior patrimônio, slogan que usamos até hoje. Aguardamos todos os senhores para esta cerimônia que será importante para a UFAM, para Itacoatiara, para o Amazonas, para todos”, declarou a reitora.

O homenageado fez elogios à atuação da reitora. “Ela revoluciona a Universidade ao se mostrar tão disposta ao diálogo com o setor produtivo. Essa aproximação faz bem à Ufam e a todos nós que precisamos de recursos humanos altamente capacitados”, declarou ele.

Homenageado Moisés Israel durante o evento na sede da FIEAMHomenageado Moisés Israel durante o evento na sede da FIEAM

UFAM de realizações

Após a apresentação da reitora, os empresários explanaram expectativas relacionadas à formação de engenheiros e fizeram perguntas sobre as intervenções que a UFAM realiza no interior do Estado e sobre projetos da Universidade para aproximar os alunos do mercado de trabalho. Os pró-reitores e a reitora responderam as questões exaltando que o diálogo é o caminho para buscar alternativas para as necessidades tanto da UFAM quanto do setor produtivo. O empresário Dailton Cabral, do ramo da indústria metalúrgica, disse que estavam conhecendo outra UFAM. “Conhecíamos a UFAM das dificuldades e agora conhecemos a UFAM das realizações, apesar das dificuldades”, disse o empresário.

“Acredito que esse encontro seja para contribuirmos uns com os outros. Quando tivermos interesses convergentes, não há porque não sermos parceiros”, declarou a reitora.