Lançamento de livro marca início da terceira edição do curso de nivelamento do ICET/Itacoatiara

Evento corresponde ao início da III edição do Curso de Nivelamento do IcetEvento corresponde ao início da III edição do Curso de Nivelamento do IcetO auditório do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET-Itacoatiara) estava lotado de calouros na noite desta segunda-feira (18). Todos ansiosos pelo início do Curso de Nivelamento, um projeto do Parque Científico e Tecnológico gerenciado pela Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica da UFAM (Protec).

Durante a solenidade, a reitora da UFAM, professora doutora Márcia Perales Mendes Silva, realizou a abertura do evento. Além dela, compuseram a mesa de honra o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFAM, professor doutor Gilson Monteiro; o pró-reitor adjunto de Ensino e Graduação, professor doutor Nelson Noronha; o prefeito do Campus Universitário, professor doutor Atlas Bacellar; o diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET-Itacoatiara), Fábio Medeiros Ferreira; a coordenadora acadêmica do ICET-Itacoatiara, professora doutora Odinéia do Socorro Freitas; a coordenadora do curso de Farmácia e do projeto de Nivelamento do ICET, professora doutora Keyla Emanuelle Ramos e o autor da obra lançada durante a solenidade, engenheiro mestre Firmino José Rosas.

O curso de nivelamento está estruturado em módulos, que servem de apoio às disciplinas que são pré-requisitos para várias outras, de forma que os alunos têm contato prévio com o ambiente acadêmico e com os principais assuntos a serem abordados em seus respectivos cursos. A reitora destacou que o projeto foi pensado de uma forma muito especial para os estudantes."É um projeto efetivo que está em sua terceira edição. Esse é um momento importante de um projeto que faz parte do Pctis da UFAM, mas que tem o envolvimento das pró-reitorias, como um todo, num trabalho voltado para a redução dos percentuais de retenção e evasão. Nós queremos que vocês vivam a Instituição e consigam concluir, dentro de uma temporalidade razoável, o curso de vocês. E saiam daqui pessoas melhores, tecnicamente como profissional, como cidadão, como ser humano”, disse.

Pesquisa na área de Ciências Farmacêuticas é lançada durante eventoPesquisa na área de Ciências Farmacêuticas é lançada durante eventoPara o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Gilson Monteiro, o Curso de Nivelamento mostra a preocupação do Icet com a qualidade na formação dos seus alunos. “O Instituto merece os parabéns por estar preocupado com o índice de sucesso. Nós precisamos nos transformar. Precisamos transformar a realidade para deixarmos o melhor para os nossos filhos e nós só faremos isso se conseguirmos acolhê-los para que vocês saiam melhores em tudo, como seres humanos, como pesquisadores, para que possamos efetivamente cumprirmos nossa missão’’, ressaltou.

O diretor ICET, Fábio Ferreira, aconselhou os alunos a aproveitarem a oportunidade. “Essa ferramenta, esse método de nivelamento, serve para conhecer melhor as disciplinas e se ambientar na Universidade. Será necessário que vocês caminhem com afinco, vontade, envolvidos com as disciplinas. Estejam atentos aos programas e bolsas que vão ajudar na formação de vocês como futuros profissionais. Fiquem o tempo necessário na UFAM”, salientou.

Publicação - Durante a cerimônia também foi realizado o lançamento da obra “Pesquisa qualitativa em curso de graduação: qualidade e efetividade do curso de Ciências Farmacêuticas da UFAM em Itacoatiara”, de autoria do engenheiro de produção José Lira Rosas e do professor doutor Geraldo Vieira da Costa.

“Esta obra acrescenta às Ciências administrativas um estudo sobre a qualidade e efetividade do curso de Farmácia do ICET/UFAM, visto como sistema de produção de serviços. Os temas e categorias de análise obtidos nesta investigação levaram à construção de um instrumento de gestão aplicável aos diferentes níveis da gestão universitária. Agora a obra está posta para discussão e estou muito feliz de tê-la transformado em livro”, declarou o autor, o engenheiro de produção José Lira Rosas.