Manaus sedia a quarta edição do Workshop sobre Desenvolvimento Tecnológico de Medicamentos Fitoterápicos
No evento, estão em debate os benefícios da utilização das plantas medicinais e dos medicamentos fitoterápicos para a saúde.
Manaus é a terceira cidade a sediar o workshop. As edições anteriores ocorreram em Belém/PA e em Ribeirão Preto/ SP. Durante a solenidade de abertura, o vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima, destacou a necessidade de ampliação do quadro de Recursos Humanos para trabalhar com todo o potencial da região amazônica. “Temos um conjunto extraordinário de espécies que poderiam ser utilizadas, muitas das quais já foram selecionadas pelas populações indígenas. Precisamos de mais investimentos em Recurso Humanos para gerenciar adequadamente todas essas riquezas e consequentemente ampliar as alternativas econômicas da região”.
A coordenadora do workshop destacou a relevância da atividade científica. “O evento, que acontecia a cada dois anos, passou a ser anual em virtude de constituir o espaço adequado para refletir sobre estratégias de produção e legalização de medicamentos fitoterápicos. Durante os debates, temos a oportunidade de discutir, por exemplo, os desafios na área de nanotecnologia, uma área científica relativamente nova, que avalia a ação sinérgica das substâncias ativas de extratos vegetais e de óleos. Percebemos que o isolamento de uma substância não é tão vantajoso quanto a utilização dos extratos. A nanotecnologia permite que utilizemos menos matéria-prima e consigamos direcionar melhor o efeito”, explicou ela.
A Diretora em exercício da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, professora Cyntia Correa, deu as boas vindas aos participantes de todas as regiões do país e enfatizou que o Workshop prima pela consolidação das linhas de pesquisa no Amazonas. “Para nós, é um evento ímpar para trocar experiências com cientistas de várias partes do Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer essa área de pesquisa na nossa região”.
O presidente do Conselho Regional de Farmácia/AM, Paulo Roberto Castro da Costa, afirmou que o evento traz temas desafiadores. “Temos assuntos complexos como o controle de qualidade de medicamentos fitoterápicos que é, ao mesmo tempo, um tema cativante, atual e desafiador”.
O evento acontece até a próxima sexta-feira, 23/11, no Blue Tree Premium, em Adrianópolis.