Lact debate doenças relacionadas ao tórax durante seu I Simpósio

Evento aconteceu na Faculdade de MedicinaEvento aconteceu na Faculdade de Medicina

A Liga Acadêmica de Cirurgia Torácica do Amazonas (Lact), da curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas, promoveu nesta quinta-feira, 14, seu I Simpósio, abordando como temas centrais " Atualizações no Tratamento do Câncer de Pulmão", "Atendimento Inicial Trauma-Torácico" e "Videoceratoscopia em cirurgia torácica", com professores da própria Faculdade. 

 
O Simpósio aconteceu no auditório dr. Zerbini, da Faculdade de Medicina da UFAM, localizado na rua Afonso Pena, no Centro. Segundo o presidente da Liga, Saullo Monteiro, o principal objetivo do evento era aproximar os alunos de graduação a conhecerem a especialidade de forma mais aprofundada, arregimentando novos acadêmicos a participarem de atividades de extensão voltadas à comunidade. 
 
"Uma das nossas funções como grupo é mobilizar os discentes a produzirem conhecimento por meio da realização de pesquisas a serem apresentadas em Congressos e eventos científicos, mas também atuar diante de questões sociais, então nós nos organizamos para isso, para ajudar a população com o que aprendemos aqui. Antes da fundação da Lact estávamos trabalhando junto à Liga de Pneumologia, agora buscaremos reforçar nossas ações", explicou.  
 

Aluna atesta importância do eventoAluna atesta importância do evento

Para a acadêmica do 9 período, Solange Costa, participar do evento agrega conhecimento ao que já foi aprendido dentro de sala de aula. 
 
"Esses eventos ampliam nossa compreensão do assunto, porque de certa forma, atualizam o aluno sobre o que vem sendo discutido acerca de novos tratamentos, tecnologias e a doença em si", considerou ela. 
 
O professor-coordenador do Lact, José Neto, foi um dos palestrantes do Simpósio. Para uma plateia com alunos a partir do quarto período, ele abordou o "Atendimento Inicial Trauma-Torácico. 
 
"Quando o aluno assiste às aulas sobre a especialidade, o que acontece já próximo do fim da graduação, ele estuda o assunto de forma quase superficial, então aproveitamos essas oportunidades para trabalhar a Cirurgia Torácica como um importante viés do conhecimento pelo qual eles podemenveredar", afirmou. 
 
O professor e vice-coordenador do Lact, Luiz Carlos de Lima, também ministrou palestra durante o evento. Falando sobre "Atualizações no Tratamento do Câncer de Pulmão", ele chamou a atenção para segundo lugar no ranking de casos de câncer de pulmão. Segundo ele, o câncer de pulmão está fundamentalmente ligado ao consumo do cigarro e atinge, em sua maioria, homens, embora as mulheres estejam aumentando a incidência por estarem, também, fumando.   
 
"O diagnóstico precoce ainda é um desafio diante desse sistema de saúde que temos. Do total dos casos em que se atesta o câncer, 80% deles aparecem sem condições de cirurgia, que é a medida prioritariamente adotada para salvar o paciente. Então o que preconizamos é identificar esse grupo de risco, fumantes, acima de 40 anos e com características inerentes a complicações no pulmão, para que recebam o devido encaminhamento, diminuindo assim, para menos de seis meses esse diagnóstico tardio", afirmou.     
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable