Reitora participa de encontro com o Ministro da Educação, na sede da Andifes

Na última terça-feira, 12, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, reuniu-se com reitores de universidades, na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília.

Durante o encontro, o Ministro garantiu que não haverá corte no custeio das universidades. Ele ressaltou também que é preciso ter um compromisso ético neste momento de ajuste na economia brasileira. “Os dois parâmetros que posso lhes informar são: o de não haver corte no custeio, ou melhor, do custeio ser preservado. E em segundo lugar, o da expansão, que também será honrada. Pode ser que nós tenhamos escalonamento no prazo. Mas a expansão vai ser honrada. Não obstante, o alerta é o seguinte: nós estamos realmente num momento de dificuldades financeiras. Nós teremos que fazer o melhor uso possível do dinheiro que temos. Então, tudo que for economia, terá que ser feita. Desperdícios devem ser coibidos. Dos pequenos aos gigantes”.

A garantia de que não haverá cortes no custeio das universidades trouxe alívio ao presidente da Andifes, doutor Targino de Araújo Filho. “O Ministro nos tranqüilizou ao afirmar categoricamente que não vai haver cortes no custeio. Ou seja, o custeio das universidades será garantido. E isso pra nós era um motivo de preocupação, uma vez que o custeio é o que mantém a universidade”.

A reitora da UFAM e integrante da Diretoria da ANDIFES, professora doutora Márcia Perales, ressaltou que embora o país passe por um momento de contingenciamento, o fato de a educação ser um setor estratégico pesará para que o setor sofra cortes menores. “A reunião com o Ministro foi importante politicamente. Durante aproximadamente uma hora, ele apresentou o quadro, a situação e o empenho que o MEC está fazendo para que a educação seja minimamente atingida. O Ministro enfatizou que, embora a Educação não possa ser excluída desse contingenciamento, há sensibilidade do Planalto sobre a importância da Pátria educadora e do quanto a educação é estratégica para o País. Agora, aguardamos o dia 22, que é o momento em que será apresentado o decreto de contingenciamento para verificarmos como ficaremos efetivamente em relação ao nosso orçamento de 2015”.

Com informações da Andifes