Semana de Enfermagem da Ufam discute o sistema de saúde brasileiro

Tendo como propósito o debate acerca do Sistema Único de Saúde (SUS), o curso de Enfermagem, em parceria com o Hospital Universitário Getúlio Vargas, iniciou nesta terça-feira, 12, a 2ª Semana de Enfermagem da UFAM. O evento aborda as práticas, as contradições, a superação e os desafios profissionais do enfermeiro no contexto da saúde brasileira.

A solenidade, que contou com alunos, docentes, diretores de unidades e o reitor em exercício, professor Hedinaldo Narciso Lima, teve a solenidade de abertura realizada no auditório Dr. Zerbini, da Faculdade de Medicina (FM). A programação do evento segue até o dia 20 de maio.

O reitor em exercício, professor Hedinaldo Lima, presidiu a mesa de abertura. Durante seu pronunciamento, ele cumprimentou a todos e parabenizou os enfermeiros pela semana em que se faz menção à importância deles no contexto da saúde.

Durante seu discurso, o vice-reitor salientou a importância da aproximação do Hospital Getúlio Vargas com a Escola de Enfermagem e demais Faculdades da Instituição, por fortalecer a formação acadêmica e o estágio dos alunos de graduação, o que, para ele, resultará num legado que poderá ser traduzido por um serviço de melhor qualidade à população.

"A Administração Superior tem se esforçado para garantir recursos financeiros para a construção HUGV e, sobretudo, recursos humanos para que possamos dar continuidade aos serviços de excelência oferecidos por nossa equipe do Hospital Universitário”, completou.

Além do vice-reitor, estiveram presentes ao evento o superintendente do HUGV, Dr Rubem Alves Júnior; a coordenadora da Divisão de Enfermagem do HUGV e também coordenadora do evento, professora Francisca Felix Rocha; a Diretora da Escola de Enfermagem, professora Nair Chase da Silva e  o  representante da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn Seção Amazonas), professor Esron Rocha.

Após a Solenidade de Abertura da  2ª Semana de Enfermagem da Ufam, a professora da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) do Distrito Federal (DF) e secretária geral da ABEn, Zulmira Maria Barroso, proferiu a palestra denominada “Atuação da Enfermagem no Sistema Único de Saúde”.

Confira notícia relacionada: II Semana de Enfermagem ocorre entre 12 e 20 de maio, com o tema "Contextualizando a Enfermagem junto ao SUS"