Levantamento mapeia atividades de cooperação entre UFAM e União Europeia

O mapeamento de informações sobre a internacionalização da pesquisa e da pós-graduação em parcerias firmadas entre a Universidade Federal do Amazonas e a União Europeia (EU) será realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e pela Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII). Os dados relativos a convênios, acordos, projetos e pesquisas, já existentes ou com possibilidade de prospecção, estão em fase de coleta por meio do formulário eletrônico https://goo.gl/JGcP3o.

Esse instrumento será responsável por receber informações prestadas por todo o corpo docente da Instituição, que pertença ou não aos Programas de Pós-Graduação da UFAM, e que já realize ou pretenda realizar qualquer atividade de cooperação com instituições sediadas em países da União Europeia. O docente poderá preencher mais de um formulário para diferentes atividades, ou mesmo enviar documentos complementares para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Todas as informações coletadas serão sistematizadas num banco de dados pela Pró-Reitoria e pela Assessoria, e representarão o interesse da Universidade em gerar e consolidar parcerias entre pesquisadores locais e instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento com sede em algum dos 28 países da UE. Em adição, a meta é mapear todos os acordos, convênios e projetos organizados com quaisquer instituições internacionais, o que informará o nível global dessas relações do ponto de vista da pesquisa e da pós-graduação. O formulário busca saber, ainda, se há mobilidade ou proposta de mobilidade estudantil ou docente nas atividades apresentadas, tendo em vista que esse é um dos fatores da internacionalização.

Embaixadores na UFAM

No dia 28 de maio, a UFAM receberá 25 embaixadores da UE para um encontro. Essa será uma oportunidade para apresentar o levantamento das atividades de cooperação que já estão em andamento e das propostas que poderão ser realizadas. Os convidados farão uma visita às dependências do Campus Universitário e participarão de uma reunião aberta ao público no auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), às 10h45, quando a reitora, professora Márcia Perales os receberá. A embaixadora da UE no Brasil e chefe da comitiva, Ana Paula Zacarias, fará uma palestra em seguida.

No dia seguinte, a professora Márcia Perales terá um novo encontro com os embaixadores, na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Ela proferirá uma palestra cujo tema é “A Universidade Federal do Amazonas e sua relevância no contexto do Estado do Amazonas”. Será outra oportunidade para que se estreitem os laços entre a UFAM e os países europeus por meio das possibilidades de cooperação e da consolidação das parcerias já existentes em todos os setores, em particular no tocante a pesquisa e pós-graduação, justamente os temas enfocados no formulário aplicado aos docentes.