PECTEC recebe solicitações até o dia 8 de maio. Conheça e participe!

O Programa de Apoio à Participação de Discentes de Graduação em Eventos Científicos, Tecnológicos e Culturais (PECTEC) tem o objetivo de facilitar a integração de alunos da UFAM com a comunidade acadêmica de outras instituições de ensino superior brasileiras. Para isso, oferece até 120 vagas anuais para graduandos que tenham trabalhos aceitos em eventos em qualquer local do País e que atendam aos requisitos da seleção.

As solicitações para eventos que ocorrem entre 16 de junho e 31 de agosto de 2015 podem ser feitas até o dia 8 de maio. A Comissão Central recebe todas as propostas provenientes das unidades acadêmicas localizadas na capital e delibera sobre elas, enquanto as Comissões Setoriais recebem e avaliam as propostas das cinco unidades acadêmicas fora da sede. Entre 2012 e 2014, foram contemplados 326 discentes, sendo 224 deles de Manaus e outros 102 de uma das unidades de Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Humaitá e Parintins.

“É importante que os alunos do interior submetam seus pedidos diretamente na Comissão Setorial da sua unidade, porque a Comissão Central, localizada em Manaus, é responsável somente pelos pedidos das unidades daqui”, esclarece o diretor do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), Daniel Castro. Desse modo, os proponentes ganham tempo e o processo corre conforme o fluxo estabelecido na Resolução 015/2014, que rege o Programa.

Requisitos

Para concorrer ao recebimento de passagens e ajuda de custo através do PECTEC, é necessário que o estudante esteja regularmente matriculado e frequentando um curso de graduação na UFAM. O protocolo de solicitação deverá ser acompanhado de requerimento preenchido e assinado pelo discente e pelo orientador do trabalho, formulário de solicitação de passagens e ajuda de custo, cópia do resumo do trabalho assinada pelo orientador e pelo proponente, folder do evento, cópias dos documentos do aluno (CPF, RG, comprovante de residência, cartão de conta corrente, comprovante de matrícula e histórico escolar atual) e currículo Lattes contendo anexos os comprovantes das publicações indicadas.

O diretor do Daest destaca que, no processo seletivo, considera-se a participação do discente em projetos de extensão e de pesquisa, bem como a sua produção científica. A carta de aceite do trabalho a ser apresentada é um dos requisitos para a concessão das passagens e da ajuda de custo. “Conforme a resolução do PECTEC, o aluno pode fazer a solicitação sem que tenha a carta de aceite; caso seja selecionado, seu benefício só será efetivado se ele apresentar à Comissão, até 25 dias antes do evento, esse documento”, acrescenta.

Cronograma

O Daest divulga o cronograma anual com prazos para submissão de propostas, considerando, para isso, a data em que o evento pretendido será realizado. Pelo calendário, para aqueles realizados entre 31 de agosto e 19 de novembro de 2015, o prazo de solicitação encerra no dia 23 de julho de 2015. Para os que ocorrerão de 19 de novembro de 2014 a 31 de janeiro de 2016, o prazo se encerra em 06 de outubro de 2015.