UFAM promove I Corrida dos Calouros em ritmo de festa

Corredores reunidos para o aquecimento em frente ao Auditório Eulálio Chaves, no Setor Sul.Corredores reunidos para o aquecimento em frente ao Auditório Eulálio Chaves, no Setor Sul.Mais de 500 alunos, entre calouros e veteranos da UFAM, participaram, na tarde desta sexta-feira, 24, da I Corrida dos Calouros, promovida pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP). A corrida, que teve sua largada no Auditório Eulálio Chaves, Setor Sul do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, em Manaus, terminou no Centro de Convivência do Setor Norte do campus.

Segundo a Magnífica Reitora da UFAM, professora Dra. Márcia Perales, o evento foi importante para a integração entre a Universidade por ser uma atividade saudável e diferente, onde todos os participantes estiveram cheios de descontração. “Quisemos evitar ao máximo a questão da competição entre os alunos, uma vez que ao entrar nessa Universidade, eles já são vencedores”, ressaltou.

Ainda segundo a professora Márcia, as unidades acadêmicas e cursos de graduação já estão promovendo as acolhidas aos calouros, mas a acolhida promovida pela Administração Superior é especial. “A Universidade fica feliz quando recebe os seus novos estudantes, e nós temos certeza que eles curtiram a corrida. Nós queremos fazer isso, a partir de agora, todos os anos, porque será uma forma que nós teremos de integrá-los à comunidade universitária”, afirmou a Reitora.

União, saúde e confraternização

O professor Lucídio Santos, pró-reitor de Ensino de Graduação, afirmou que todas as unidadesCalouros do curso de bacharelado em QuímicaCalouros do curso de bacharelado em Química acadêmicas já tem promovido as devidas recepções aos calouros, mas a Corrida é uma ocasião especial. “Toda atividade física é uma atividade especial, de congraçamento, de confraternização. Aqui, todos os calouros estão unidos, reencontrando os amigos de escola e conhecendo novas pessoas. É uma ótima oportunidade para todos eles”, salientou o pró-reitor.

O pró-reitor também ressaltou que diante do sucesso da Corrida dos Calouros, já existem planos de haverem outras edições. “No ano passado, a PROGESP realizou a I Corrida do Servidor da UFAM, que diversos membros da comunidade universitária participaram. A partir disso, nós queremos fazer ainda mais edições de eventos assim, que promovem um estilo de vida saudável e amizade entre todas as pessoas”, frisou.

Beatriz Santos, de 17 anos, é caloura do curso de Geografia. Ela já pratica corrida desde o ano passado, tendo participado das corridas da Polícia Federal e da Corrida Pedestre Henrique Archer Pinto. Para ela, participar dessa corrida é uma oportunidade ímpar. “A corrida aproxima as pessoas, e eu percebo isso não só aqui, mas também em diversos lugares”, afirmou Beatriz.

O aluno Rafael Mendonça, 18 anos, calouro do curso de Educação Física, foi o primeiro corredor a chegar ao Centro de Convivência do Setor Norte. Ele, que já treina há mais de dois anos e já participou da Corrida Tiradentes, promovida pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), ressaltou que foi uma programação excelente. “Apesar de estar um pouco machucado e não ter treinado muito para esta corrida, fiquei muito feliz com o resultado, e pretendo participar de diversas corridas promovidas pela Universidade daqui para a frente”, frisou.