Reitora recebe cônsul do Japão para estreitar parcerias entre a Universidade e o Consulado

Cônsul e vice-cônsul elogiam o curso de Língua e Literatura JaponesaCônsul e vice-cônsul elogiam o curso de Língua e Literatura Japonesa

Em 2015 serão comemorados os 120 anos do Tratado de Amizade Japão-Brasil. Em alusão a essa data, o cônsul japonês, Kazuo Yamazaki, e o vice-cônsul, Yoshinari Oda, visitaram, na tarde do dia 15 de abril, o gabinete da reitora, professora Márcia Perales. O destaque é também para o curso de Literatura e Língua Japonesa, que é ofertado pela UFAM há quatro anos e cuja primeira turma será formada neste ano. Trata-se da única graduação nessa área em toda a região Amazônica.

A reitora destacou que o objetivo da Universidade é trabalhar para a intensificação dessa parceria, desejando ainda que 2015 seja um ano muito especial para estreitar as relações e promover o intercâmbio entre o Brasil e o Japão.

De acordo com o cônsul, as empresas japonesas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) têm mais de 12 mil empregados e muitos dos líderes vêm do Japão. “A Universidade prepara as pessoas para receber esse público. É o órgão oficial que oferece oportunidades de trabalho nessas empresas e no ensino da língua, onde também há muita demanda”, explicou Kazuo Yamazaki. Atualmente, segundo levantamento do consulado, o Amazonas tem uma média de 29 mil pessoas estudando a língua japonesa, mas principalmente em escolas de idiomas particulares.

Reitora apresenta a UniversidadeReitora apresenta a Universidade

Parcerias

O papel da UFAM, nesse aspecto, é formar os profissionais que irão atuar num mercado já posto e em crescimento, cuja demanda existe tanto para o PIM quanto para o ensino. “No mesmo sentido, a Universidade vê como muito positiva essa aproximação, porque sempre há possibilidades de se estabelecerem parcerias, atividades e intercâmbios culturais e profissionais”, comemorou o assessor adjunto de Relações Internacionais e Interinstitucionais, professor Ingo Wahnfried.

Estreitar os laços com as instituições diplomáticas e consulares é um dos caminhos para incentivar que os alunos tenham cada vez mais interesse por atividades de intercâmbio, em especial para o Japão. A reitora e o vice-reitor reiteraram que a Universidade está aberta a atividades comuns. “As parcerias são muito importantes para nós”, frisou a anfitriã.

O cônsul japonês explicou sobre a possibilidade de serem ofertadas bolsas de estudos para países parceiros, incluso o Brasil. “O governo do Japão, através do Ministério de Educação e das instituições consulares e diplomáticas, disponibiliza bolsas. Como o calendário fiscal do País inicia em abril, essas vagas serão divulgadas neste período”, disse. “Candidatos a cursos como literatura japonesa precisam ter conhecimento na língua japonesa, mas para cursos de pós-graduação, geralmente é necessário ser proficiente em língua inglesa”, acrescentou.

Um dos projetos no governo brasileiro é a estruturação dos Núcleos de Idiomas (NUCLI) nas universidades, que irá facilitar a formação em língua estrangeira para o intercâmbio do Programa Ciência sem Fronteiras. “O Núcleo da UFAM está em fase de implantação, e iremos trabalhar em parceria com professores e alunos dos departamentos de língua e literatura estrangeira para formar nossos alunos em língua inglesa, espanhola, alemã, fancesa e japonesa”, detalhou o assessor adjunto da ARII. Internacionalizar a UFAM é também, segundo o professor Wahnfried, trazer iniciativas assim para este espaço, é inclusive “fazer a internacionalização em casa”. Conheça o ‘Idiomas sem Fronteiras’.

Logo alusiva aos eventosLogo alusiva aos eventos

Comemoração

O Consulado e pela comunidade japonesa no Brasil e no Amazonas estão preparando diversos eventos alusivos aos 120 anos do Tratado de Amizade Japão-Brasil. Um deles versará sobre o uso do papel na vida cotidiana dos japoneses, e está marcado para o mês de junho de 2015. Outra proposta é trazer para locais públicos ideias criativas e inovadoras desenvolvidas por empregados de multinacionais japonesas. De acordo com o vice-cônsul, Yoshinari Oda, há um cronograma de eventos já fechado e outros a serem definidos ao longo do ano, assegurando que a UFAM será informada sobre as atividades para que o público universitário tenha participação nessas atividades. Visite a página do Consulado Geral do Japão em Manaus.