Diretoria da Andifes entrega a novo ministro da Educação diagnóstico das Universidades Federais

Diálogo entre instituições é importante, destaca reitoraDiálogo entre instituições é importante, destaca reitoraA reitora da UFAM, professora Márcia Perales, participou da reunião entre a diretoria executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o novo Ministro da Educação, Renato Janine. Os reitores entregaram ao ministro documento onde é apresentada uma avaliação da situação das Universidades Federais bem como propostas para as principais demandas do segmento.

O novo gestor do Ministério da Educação (MEC), de posse do texto entregue, disse aos reitores que ele ajudará a fazer uma análise mais aprofundada da situação das Universidades Federais. O ministro avaliou positivamente os números da expansão do ensino superior público federal expostos no documento da Andifes e afirmou que, na atual conjuntura de transição e ajuste fiscal, o MEC buscará formas de continuar conciliando os investimentos para o crescimento das Universidades Federais.

Janine diz que buscará investimento para as IFESJanine diz que buscará investimento para as IFESSegundo a reitora da UFAM e vice-presidente da Andifes, a primeira reunião com Renato Janine foi importante por permitir que, em nome dos 63 reitores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), fossem reiteradas as diretrizes do Plano de Desenvolvimento das Universidades (PDU). “A reunião contribuiu também para deixarmos claro que o diálogo deve ser permanente entre a Andifes e o MEC na busca pelo fortalecimento do Sistema do Ensino Superior do nosso país”, afirmou a professora, ao defender que o orçamento aprovado para cada uma das IFES é condição essencial para tanto.

Sobre essa questão, o novo ministro declarou que o momento é de racionalização, mas que houve a garantia da presidente Dilma Rousseff que os projetos prioritários serão garantidos. “O secretário executivo Luiz Claudio está fazendo este contato com o Ministério do Planejamento para sabermos como vai ficar o orçamento do MEC”, informou Janine.

Sobre Renato Janine

O novo responsável pelo Ministério da Educação é doutor em Filosofia pela  Universidade de São Paulo (USP), da qual também é professor aposentado. Entre os cargos que assumiu estão a presidência da Comissão de Cooperação Internacional da USP (CCInt), de 1991 a 1994, e secretário e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 1997 a 1999 e de diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de 2004 a 2008.

Com informações da Ascom ANDIFES