O primeiro dia dos calouros na UFAM: descobrir e viver a Universidade

Aula de Cálculo I já no primeiro diaAula de Cálculo I já no primeiro dia

É assim todo ano. Olhares perdidos, solitários ou em grupo, em meio aos prédios e corredores da Universidade Federal do Amazonas. Hoje, dia 6 de abril de 2015, mais de cinco mil novos alunos percorrem pela primeira vez os institutos e faculdades localizados na capital amazonense ou numa das cinco unidades da UFAM em Benjamim Constant, Coari, Itacoatiara, Humaitá e Parintins. E essa jornada só está começando.

Mateus Oliveira, 18, aprovado pelo Processo Seletivo Contínuo (PSC), pergunta no corredor na Faculdade de Direito (FD) onde fica a sala 6 da Faculdade de Tecnologia (FT), que fica no setor Norte do campus universitário Senador Arthur Virgílio Filho, Coroado. Em seu primeiro dia no curso de Engenharia de Materiais, o calouro acompanha o horário pelo celular enquanto procuram pela sala ele e dois colegas. Mateus não quer se atrasar para a primeira aula de Cálculo I, com início às 10h. Com cinco minutos de antedecência, ele encontra o local e conclui: “É fácil acessar o campus e se localizar. Eu tive a impressão de que é organizado e calmo”.

Mateus mora no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, e utilizou a linha 352 para ter acesso ao campus universitário. “Hoje eu acordei cinco horas, porque eu sou bem rigoroso com o horário e a UFAM é longe da minha casa, mas acho que vou poder levantar um pouco mais tarde e conseguir chegar no horário”, comemora.  A primeira aula que teve foi a de Desenho Básico, com início às 8h. Como o curso é diurno, ele terá algumas disciplinas à tarde já no primeiro semestre de 2015. “Não ficarei à tarde todos os dias, mas pretendo ir ao Restaurante Universitário quando tiver que ficar”, revela.

Enturmar-se logo é comum  Guilherme, Luigi e YasminEnturmar-se logo é comum Guilherme, Luigi e Yasmin

Ainda na Faculdade de Tecnologia, às 9h50, três novatos do curso de Engenharia Mecânica também aguardavam para assistir ao segundo tempo. Yasmin Tavares, 18, e Luigi Siqueira, 18, cursaram o ensino médio técnico na área de mecânica na mesma instituição, enquanto Guilherme Mar, 18, que terá na Universidade o primeiro contato com a área, cursou o ensino fundamental na mesma escola que Luigi. Eles foram aprovados pelo PSC. “O Ensino Superior é uma realidade completamente nova. Eu tenho uma base, uma noção dos temas dessa área, mas aqui é mais aprofundado”, pontua Yasmin depois de já ter assistido à primeira aula.

Os três contam que já tiveram algum contato com a UFAM antes desse dia 6 de abril. Luigi tem um amigo que cursa Artes Visuais, enquanto Guilherme tem um primo no curso de Letras, sendo esses dois cursos vinculados ao Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), que atualmente é a maior unidade acadêmica em número de cursos e de alunos. Yasmin também já estava ambientada logo na manhã do primeiro dia. A turma, ao concluir, revelou a grande expectativa a respeito das possibilidades e dos desafios que encontrarão ao longo do curso: “Estamos preparados para tudo”.

Novos desafios

Calouros exploram o campusCalouros exploram o campus

Luana Araújo é ingressante pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) no curso de Biblioteconomia, mas a UFAM não era desconhecida para ela, já que foi estagiária de nível médio da FT no ano de 2009. “Já sabia que ônibus pegar, em que parada descer. Essa parte foi bem tranquila”, comemora. Aos 23 anos, a diferença de idade em relação aos ingressantes pelo PSC não será um grande problema, mas a jovem admite, no entanto, que há distintas mentalidades em cada fase. Ela concluiu o ensino médio em 2011, e vinha tentando cursar Psicologia ou Jornalismo, mas sem alcançar a nota de corte nos anos subsequentes. “Ser aprovada em Biblioteconomia foi uma grande vitória para mim, mas eu ainda penso em fazer o ENEM novamente para tentar um desses dois cursos”, revela.

Luana ingressou em BiblioteconomiaLuana ingressou em Biblioteconomia

Aos poucos, a caloura foi mostrando que tem sim coisas em comum com a área para a qual foi aprovada. O gosto pela leitura é uma vantagem para quem ingressa na Biblioteconomia, e Luana conta de suas preferências: “Eu me identifico mais com a Literatura Fantástica. Ainda em 2010 eu comecei a ler a série de George R. R. Martin, autor que inspirou a série Game of Thrones. Hoje em dia é muito bom ver que a saga está popularizada e tem muita gente discutindo”. Logo neste primeiro dia de aula, ela trouxe o livro cinco da série – A Dança dos Dragões: as crônicas de gelo e fogo – na mochila, caso sobrasse algum tempo para a leitura.

Ao encontrar a sala onde os veteranos já davam as boas vindas aos ingressantes, Luana acomodou-se e começou a acompanhar os informes sobre as instalações do curso, os desafios dentro e fora da Universidade... Assim, o desejo de se tornar universitária, especialmente na Federal, foi tomando forma a cada momento, desde a descida da linha de ônibus 125 em direção ao ICHL. Há outras questões para serem pensadas ainda nesse primeiro dia.

Luana tem interesse em trabalhar, mas afirma, neste momento, o melhor seria achar alguma oportunidade dentro da própria instituição, como uma bolsa, para ajudar durante a graduação. Sobre as possibilidades de emprego, a jovem revela que ainda é muito cedo para planejar a carreira, mas arrisca: “Agradaria muito se eu pudesse trabalhar na Biblioteca Pública de Manaus”. Ela, que pesquisou bastante antes do início das aulas, sabe que as Ciências da Informação têm hoje muitas possibilidades, como a administração de bancos de dados ou de bibliotecas virtuais etc. “O mundo mudou, e a biblioteconomia vai se adaptando também”.