Biblioteca Central da Ufam recebe premiação em evento do Conselho Regional de Biblioteconomia

Equipe da Biblioteca da Ufam recebe prêmio concedido pelo Conselho Regional Equipe da Biblioteca da Ufam recebe prêmio concedido pelo Conselho Regional

O novo modelo de gestão instituído nas Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi premiado  durante o encontro anual do Conselho Regional de Biblioteconomia da 11ª Região, ocorrido no último dia 19. A professora Célia Regina Simonetti Barbalho, atual diretora da Biblioteca Central da Federal do Amazonas, foi quem representou a Instituição e recebeu a placa alusiva ao prêmio na categoria Bibliotecário Inovador, uma das cinco existentes. 
 
O evento, que reuniu profissionais que administram o acervo de bibliotecas ou centros de documentação em Manaus, aconteceu no auditório da Faculdade de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), situada na avenida Darcy Vargas, bairro Chapada, zona Centro-Sul. 
 
Segundo a presidente da Comissão de Fiscalização do Conselho Regional de Biblioteconomia da região Norte, Sashala Maciel, uma das organizadoras da inicitativa, a premiação resultou do atendimento a um edital publicado em fevereiro deste ano. Por esse edital, instituições e pesquisadores interessados em concorrer à premiação deveriam submeter trabalhos e documentos que pudessem comprovar o comprometimento dos mesmos com a melhoria do funcionamento de bibliotecas ou produção científica voltada à promoção do conhecimento na área da Biblioteconomia, respectivamente.
 
"Além do Prêmio Bibliotecário Inovador, o Conselho Regional também dá reconhecimento ao Professor Pesquisador, Instituição Amiga, Bibliotecário Destaque e Personalidade Destaque, que desenvolvem novos processos ou se sobressaem pela gestão das melhores práticas na gestão e/ou valorização de bibliotecas", explicou uma das organizadoras. 
 
Na apresentação do currículo da diretora da Biblioteca Central e das menções de parte de sua vida dedicada à Biblioteconomia foi salientado, inclusive, seu envolvimento na missão bem sucedida de trazer para Manaus, em 2016, o Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU). 
 
A diretora é graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984), Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995) e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é dedicação exclusiva da Universidade Federal do Amazonas e pesquisadora visitante sênior do Centro de Biotecnologia da Amazônia. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em gestão de informação e foco na inteligência organizacional e na gestão do conhecimento. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino superior, qualidade, planejamento estratégico, biblioteconomia e gestão da informação.
 

Grupo Tombones fez apresentação cultural no eventoGrupo Tombones fez apresentação cultural no evento

Quando foi chamada ao palco para receber a premiação, a professora Célia Simonetti convocou todos os servidores bibliotecários da Ufam presentes para receber a placa juntamente com ela, afirmando que a premiação não seria pessoal, particular, mas sim institucional e para toda a equipe. 
 
"Esse prêmio não é unicamente meu, esse prêmio é da Universidade, da equipe das Bibliotecas, que deram todo apoio e suporte à nova fase que do corpo de bibliotecários vem vivenciando. Sem vocês nada seria possível", argumentou. 
 
Na oportunidade, ela falou, ainda, do novo modelo de gestão das Bibliotecas. "O sistema foi implantado há mais de duas décadas. O que mudou foi o processo de gestão, com a oferta de novos serviços, a busca por estar mais próximo do que é pertinente às necessidades da UFAM, essa responsabilidade que o sistema de bibliotecas tem que ter para atender às especificidades da Universidade", frisou.
 
Programação - Durante o evento do CRB foram ministradas duas palestras. A primeira foi da diretora Editora da Universidade Federal do Amazonas, Suely de Oliveira Moraes, que abordou da atuação do profissional bibliotecário no ramo da editoração; e a segunda de Jorge Cativo, bibliotecário do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa): "Quem somos e para onde vamos".
 
Houve, também, a apresentação musical do grupo "Tubones", composto por alunos e egressos do curso de Música da Escola Superior de Artes e Turismo da UEA.
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable